Início Educação Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas

Enem deste ano ter√° 30 minutos a mais para provas de exatas

Por Agência Brasil

Os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia (Foto: Reprodução)

Neste ano, os candidatos que participar√£o do Exame Nacional do Ensino M√©dio (Enem) ter√£o 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que re√ļne conte√ļdos de ci√™ncias da natureza e matem√°tica. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Di√°rio Oficial da Uni√£o, os estudantes ter√£o cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.

As inscri√ß√Ķes dever√£o ser feitas das 10h do dia 7 de maio √†s 23h59 de 18 de maio deste ano.

A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Isen√ß√Ķes

A solicita√ß√£o de isen√ß√£o da taxa de inscri√ß√£o deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Ser√£o isentos os estudantes que estejam cursando a √ļltima s√©rie do ensino m√©dio neste ano em escola da rede p√ļblica, ou que tenha cursado todo o ensino m√©dio em escola da rede p√ļblica ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um sal√°rio m√≠nimo e meio.

Tamb√©m tem isen√ß√£o o participante que declarar estar em situa√ß√£o de vulnerabilidade socioecon√īmica, por ser membro de fam√≠lia de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro √önico para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, tamb√©m s√£o isentos os participantes do Exame Nacional para Certifica√ß√£o de Compet√™ncias de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril.

O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.

Segurança

O edital do Enem continua prevendo a realiza√ß√£o de revista eletr√īnica nos locais de prova, por meio do uso de detectores de metais. A novidade deste ano √© que os alunos tamb√©m dever√£o permitir que os artigos religiosos, como burca e quip√°, sejam revistados pelo aplicador das provas. Quem n√£o permitir a revista poder√° ser eliminado.

Imprevistos

Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas log√≠sticos durante a aplica√ß√£o poder√° solicitar reaplica√ß√£o do exame em at√© cinco dias √ļteis ap√≥s o √ļltimo dia de aplica√ß√£o. Os casos ser√£o julgados individualmente pela Comiss√£o de Demandas.

No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.

Direitos Humanos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retirou do edital o item que determinava que a redação que desrespeitasse os direitos humanos teria nota zero. No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos.

Os resultados do Enem poder√£o ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior p√ļblico, pelo Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em institui√ß√Ķes privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).