Início Brasil Empresas criam telha que substitui placas solares

Empresas criam telha que substitui placas solares

Para unir sustentabilidade e beleza na arquitetura de casas e edifícios, as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram a “Tegola Solare”, uma telha cerâmica fotovoltaica que se integra à estrutura da construção, substituindo placas solares. As informações são do site ‘Pensamento Verde‘.

Como os painéis tradicionais são grandes e pesados, muitas pessoas rejeitam os modelos para não danificar a estética dos telhados. Mas a telha inovadora, criada por especialistas, tem quatro células fotovoltaicas embutidas e sua fiação está localizada embaixo do telhado para o conversor.

Reprodução/REM
Reprodução/REM

As telhas substituem os painéis para captação de luz solar

De acordo com o fabricante, além de substituir os painéis para captação de luz solar, a invenção pode gerar cerca de 3kw de energia em uma área instalada de 40m². Com isso, um telhado completo ou até parcialmente coberto já seria capaz de suprir as necessidades energéticas de uma residência.

As telhas fotovoltaicas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita normalmente, como a de qualquer outro telhado.

 

*Catraca Livre