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Empresas aéreas devem repassar custo da greve para passageiros

Tendência é aumentar tarifas e diminuir ofertas de voos

As companhias a√©reas devem repassar para os consumidores a fatura de R$ 550 milh√Ķes, resultado da greve dos caminhoneiros que afetou voos em todo o pais. Tamb√©m dever√° sobrar para os clientes uma conta de R$ 420 milh√Ķes, referentes ao fim da desonera√ß√£o da folha de pagamento para a√©reas.

O transporte aéreo está entre os 11 setores vetados pelo presidente Michel Temer no projeto da reoneração da folha. De um total de 28 setores previstos no projeto aprovado pelo Congresso, 17 continuarão tendo o benefício até 2021.

‚ÄĒ Ser√° inevit√°vel reduzir a oferta de voos e aumentar tarifas ‚ÄĒ disse um executivo do setor.

Segundo essa fonte, o custo adicional atinge em cheio as empresas aéreas, que vinham em processo lento de recuperação em 2018, depois de 20 meses seguidos de crise. Na tentativa de minimizar o impacto, as companhias prometem atuar no Congresso para derrubar o veto. O assunto foi discutdo nesta sexta-feira pelas empresas.

Apenas nos primeiros oito dias da greve, o preju√≠zo das empresas a√©reas chegou a R$ 400 milh√Ķes, segundo o presidente da Associa√ß√£o Brasileira das Empresas A√©reas (Abear), Eduardo Sanovicz.

Além dos mais de 270 voos cancelados por falta de abastecimento de combustível, Sanovicz lista uma série de outros problemas que impactam no setor.

‚ÄĒ O n√ļmero de no shows (de pessoas que n√£o se apresentam para o voo) numa segunda-feira, √© de 4% a 5%, hoje esse percentual chegou a 17%. Isso sem falar nos cancelamentos. Quando n√£o temos aviso pr√©vio de que o passageiro n√£o vai, n√£o podemos, por exemplo, reduzir antecipadamente o n√ļmero de voos e otimizar a malha ‚ÄĒ diz o presidente da Abear. *iBahia