Início Camaçari Empresários de Camaçari dialogam com representantes da Prefeitura sobre reabertura parcial do...

Empresários de Camaçari dialogam com representantes da Prefeitura sobre reabertura parcial do comércio

Empresários de Camaçari dialogam com representantes da Prefeitura sobre reabertura parcial do comércio 1

Na manhã da sexta-feira (17/4), os secretários da Saúde, Luiz Duplat, e do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, representando o prefeito Elinaldo Araújo, se reuniram com dirigentes das associações comerciais e empresariais para discutir o cenário do novo coronavírus na cidade e as ações tomadas pelo município, assim como ouvir os dirigentes sobre as demandas do comércio local. Também participaram da reunião, que aconteceu no auditório do Empresarial Mont Blanc, o tenente-coronel, Gabriel Neto, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar em Camaçari e o vereador Elias Natan (PSDB).

Coube ao gestor da Secretaria da Saúde (Sesau) apresentar os números da Covid-19 no município, as projeções sobre a pandemia na cidade, bem como as ações tomadas pelo governo para proteger a população. “Com as medidas de isolamento social conseguimos achatar a curva de contágio na cidade. É o tempo necessário para organizarmos o sistema de saúde para atendermos aqueles que precisarem de internamento quando os casos positivos aumentarem”, explicou.

Sobre os leitos para receber os pacientes que precisarem do internamento, Luiz Duplat, detalhou como está a implantação. “Hoje temos organizadas as unidades de referência no atendimento a pacientes sintomáticos, que são seis, entre sede e costa de Camaçari. As obras para implantação do Centro Intensivo de Combate ao Coronavírus estão em ritmo acelerado e serão concluídas até 30 de abril, onde teremos 10 leitos de UTI, seis de semi-UTI e cinco de observação. Além disso, já estamos finalizando a documentação para implantação da Unidade Intermediária de Enfrentamento, no antigo Hospital da Mulher, na qual contaremos 20 leitos de observação com possibilidade de expandir até 60”, disse o secretário da Saúde.

Após a apresentação da administração municipal, a presidente do Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari e Região (Sicomércio), Juranildes Araújo, representando as entidades empresariais e comerciais presentes, apresentou a pauta de reivindicações do comércio. “O que queremos é diálogo com o prefeito. Concordamos com as ações de prevenção em nossa cidade, pois sabemos que a saúde das pessoas está em primeiro lugar. Mas, também precisamos garantir o funcionamento do comércio respeitando todas as normais sanitárias necessárias contra o coronavírus”.

Ciente da importância do comércio para economia de Camaçari, o secretário Waldy Freitas garantiu intermediar um encontro com o prefeito para que os dirigentes comerciais possam apresentar a pauta empresarial e discutirem ações que também atendam as necessidades do comércio, mas, sem diminuir as medidas preventivas que tem surtido efeito na cidade.