Início Bahia Embasa suspende corte de água de usuários carentes enquanto durar pandemia

Embasa suspende corte de água de usuários carentes enquanto durar pandemia

Embasa suspende corte de água de usuários carentes enquanto durar pandemia 1
Foto: Manu Dias/AGECOM

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou a suspensão do corte de fornecimento de água para usuários carentes que estiverem inadimplentes. A medida é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a Defensoria Pública, e tem validade enquanto durar a pandemia de coronavírus.

Uma das formas mais eficazes de precaução à Covid-19 é a higienização das mãos e superfícies, suficiente com água e sabão.

“Quando fizemos o contato com a Embasa, foi para proteger a população de maior vulnerabilidade socioeconômica, que será a mais afetada financeiramente pelas medidas de isolamento social para conter a propagação do coronavírus”, destaca a defensora Ariana Sousa, coordenadora da Especializada Sível e Fazenda Pública.

Problemas de abastecimento

Apesar do acordo, são constantes as queixas quanto a problemas de abastecimento de água nos bairros mais distantes do centro de Salvador. A situação tem sido criticada com certa frequência pelo presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (Solidariedade).

A DPE também abriu canal para que a população informe sobre essas questões. Quem quiser relatar problemas na sua região pode preencher a um questionário online disponibilizado no Google Formulários. A partir da iniciativa, devem ser adotadas medidas juntamente à empresa.