Início Boato Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado?

Vídeo que circula na internet alerta sobre suposto reaproveitamento de leite com substâncias químicas que mostra através de símbolos coloridos nas embalagens. Investigamos a história

Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado? 1

Em um vídeo(e texto) que está na internet e é compartilhado nas redes sociais, um homem aparece abrindo uma caixa cheia de leite com a finalidade de ensinar uma “dica” aos consumidores. Ele mostra que a parte de baixo de metade das embalagens apresenta alguns quadradinhos coloridos. De acordo com o sujeito, os símbolos só aparecem em leites que passaram por um reprocessamento.

Veja o vídeo:

Ou seja, ele dá a entender que esses produtos já entraram anteriormente no mercado, mas voltaram à indústria para serem tratados quimicamente e, daí, foram devolvidos às prateleiras.

Será que esse alerta é verdadeiro ou falso?
Embalagens longa vida mostram quantas vezes o leite foi reaproveitado? 2

A TetraPak, fabricante de embalagens de alimentos e a maior empresa do segmento no mundo, informou que a barra colorida serve apenas para garantir que a marca do produto foi apresentada da forma correta, pois “corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão nas embalagens”. E para que fique claro: a Tetra Pak não produz leite.

Mas então por que algumas embalagens têm os símbolos e outras, não? “Da forma com que a embalagem é feita nos equipamentos, há a produção de mais de um tipo na mesma bobina”, esclarece a especialista da Tetra Pak. Dito de outra forma, o teste de qualidade da impressão não precisa ser realizado em todas as caixinhas fabricadas.

Fake news das antigas
Vale lembrar que essa história de leite reprocessado não é de hoje. Há cerca de dez anos, uma mensagem espalhada também pela internet dizia que um número impresso no fundo da embalagem indicava quantas vezes o produto havia passado por reprocessamento após a data de validade.

Conclusão
O alerta sobre o reaproveitamento dos produtos das embalagens de leite é falso! Os números impressos no fundo das embalagens se referem ao lote de fabricação e os quadradinhos coloridos são usados para auxiliar as máquinas de envase!

Convenhamos: se alguém quisesse fraudar um alimento, não ficaria colocando dicas de ilegalidades na embalagem.