Início Dicas É errado trocar muitas vezes de emprego? veja o que diz especialista

É errado trocar muitas vezes de emprego? veja o que diz especialista

Muitas empresas não veem com bons olhos profissionais que trocam muitas vezes de emprego, eles despertam preocupação por parte dos selecionadores, pois não sabem se o profissional irá permanecer por tempo suficiente na empresa, contribuindo, entendendo o negócio e trazendo ideias de crescimento para a organização.

No entanto, esta ideia não é unânime, muitos recrutadores buscam entender qual o motivo da constante troca de emprego e esta é a opção mais correta. Alguns profissionais conseguem ficar dentro das organizações por pouco tempo, mas mesmo assim, entregam muito resultado e esta característica deve ser levada em consideração.

As gerações mais novas de profissionais, por exemplo, buscam por oportunidades em empresas que contribuam para o crescimento da carreira e que realmente traga motivação e satisfação para eles, afinal, cada vez mais outros fatores não econômicos contribuem para permanência de um colaborador em uma organização.

Mudar de emprego não é necessariamente um acontecimento ruim, muitos encaram isso como um desafio, e é. Ao mudar de emprego, na maioria dos casos, os profissionais procuram algo, um sentimento de realização que ainda não encontraram, novos desafios, melhores benefícios e pagamento, ou simplesmente valorização.

Segundo Elen Souza, psicóloga e assessora de carreira da Catho, há duas principais razões que fazem com que profissionais mudem muito de emprego. Confira, na sequência, quais são.

Busca por Autoconhecimento

Siga nosso Instagram: @seligacamacari | Confira as vagas de emprego: VagasEmCamaçari | VagasBahia

Embora esta situação possa acontecer com profissionais de diversas idades, ela é mais comum entre os jovens profissionais que se encontram em jornada de autodescoberta. Desta maneira, a troca constante de emprego é uma forma de explorar habilidades e paixões profissionais. Por muitas vezes, a única maneira de saber o que se busca para a carreira é atuar de várias formas para determinar o que se quer ou não.

Erros na busca por oportunidade

Profissionais com mais experiência também podem se sentir perdidos, normalmente eles não sabem como buscar por novas oportunidades e acabam aceitando o primeiro emprego que lhes é oferecido. Com o tempo esses profissionais não se satisfazem com as atividades desenvolvidas e, novamente, encontram-se buscando por outras colocações.

Vale ressaltar que um bom profissional de recrutamento e seleção não vai julgar se foi certo ou errado um candidato trocar de emprego muitas vezes, afinal, essa pergunta não se responde com um simples sim ou não. Uma boa dica é ter projetos e metas dentro de qualquer colocação em um emprego, se o profissional consegue cumprir os seus objetivos e entregar resultados, não importa se ficou muito ou pouco tempo em uma experiência.

 

Catho*