Dias d’Ávila comemora Consciência Negra com feriado nesta segunda
Por mais Região
O município de Dias d’Ávila vai comemorar o Dia da Consciência Negra com feriado nesta segunda-feira (20). Diante disso, quase todo o comércio da cidade estará fechado com exceção de alguns estabelecimentos.
Segundo a Câmara de Dirigentes Logistas de Dias d’Ávila (CDL), apenas padarias, postos de gasolina, supermercados e farmácias funcionarão até o meio dia.
O feriado começou a valer em 2015, após ser aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita Jussara Márcia (PT)
Além da cidade das águas, poucas cidades no estado comemoram a data com feriado. Em Alagoinhas, Serrinha e Lauro de Freitas leis municipais dedicam a ocasião como dia de memória às lutas contra a escravidão. A capital baiana não tem feriado.
Os municípios vizinhos de Mata de São João e Camaçari não comemoram a data com feriado.
Feriado
O feriado é comemorado em memória às lutas contra a escravidão. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte do líber do quilombo de Palmares, Zumbi, que defendia o quilombo no século XVII contra as expedições militares que pretendiam trazer negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.