Início Saúde Dia D de vacinação contra H1N1 ocorrerá neste sábado (12)

Dia D de vacinação contra H1N1 ocorrerá neste sábado (12)

Por Mais Região

Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza acontece neste sábado (Foto: Ilustrativa)

Neste sábado, 12 de maio, será a data de maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. A expectativa da secretaria de Saúde de Mata de São João é intensificar a ação em pessoas que fazem parte do grupo de risco, as mais vulneráveis aos efeitos da gripe.

Em participação na Laser FM, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande esclareceu sobre o público prioritário. “Grupos são formados por indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional”, pontua.

A campanha vai até o dia 1º de junho e está sendo realizada em todas as unidades de saúde da família, tanto na sede como no litoral de Mata. Os atendimentos acontecem de 8h às 16h.

Dados

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou ainda que o número de mortes pela doença na Bahia passou de 13 para 15. Do total de mortes, 10 ocorreram em Salvador.

Conforme a Sesab, as faixas etárias com maior ocorrência da gripe H1N1 foi entre os menores de 5 anos e maiores de 60, com 66,6% dos óbitos ocorreram nesse grupo na Bahia.

Foram confirmados casos de H1N1 em 22 municípios e os óbitos ocorreram em seis deles. Além de Salvador com dez óbitos, Camaçari (1), Lauro de Freitas (1), Retirolândia (1), Saúde (1) e Serrinha (1).

Segundo especialistas, a transmissão da H1N1 é feita pelo contato (saliva, espirro ou objetos contaminados). Os sintomas são dores mais fortes no corpo do que as provocadas pela gripe comum, febre alta e intensa dor de cabeça. A orientação é que quem apresentar os sintomas procure atendimento médico imediato.