Início Camaçari Desfiles cívicos são cancelados e medidas restritivas de prevenção à Covid-19 prorrogadas...

Desfiles cívicos são cancelados e medidas restritivas de prevenção à Covid-19 prorrogadas até 9 de setembro em Camaçari

Desfiles cívicos são cancelados e medidas restritivas de prevenção à Covid-19 prorrogadas até 9 de setembro em Camaçari 1

Novo decreto municipal, nº 7.382, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (25), prorroga as medidas de prevenção à Covid-19 em Camaçari até o dia 9 de setembro. Essa é a quarta vez que as restrições são prorrogadas.

Com a decisão, permanece o estado de emergência, o horário do toque de recolher foi ajustado e os desfiles cívicos tradicionais do período, em comemoração ao 7 de setembro, Independência do Brasil, e aniversário de Camaçari, que encerra com o desfile no dia 28 de setembro.

Agora, pelos próximos 15 dias, o toque de recolher proíbe a qualquer indivíduo a permanência e trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas das 21h às 5h. Conforme o documento, a medida implica em extensão equivalente ao horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais cuja operação deve se adequar ao toque de recolher.

Economia

O decreto mantém as fases I e II do Plano Estratégico de Reabertura Parcial das Atividades Econômicas, que estão em vigor desde os dias 27 de junho e 11 de agosto, respectivamente.

Continua proibido aos estabelecimentos realizar campanhas promocionais com descontos chamativos que provoquem aglomeração de pessoas. Quem descumprir a ordem estará sujeito às sanções legais, incluindo a interdição do negócio.

Os estabelecimentos comerciais ainda devem seguir as diretrizes gerais para evitar a transmissão do novo coronavírus, sendo obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social (2 metros), limpeza e desinfecção dos ambientes, aferição de temperatura, disponibilização de limpa sapato, horários intercalados e alternados de atendimento, disponibilização de álcool 70%, entre outras medidas.

Além disso, cada comércio deve observar e atender às especificações para a sua categoria. O decreto detalha as obrigatoriedades que precisam ser cumpridas para manter o funcionamento. Clique aqui e saiba mais.

De acordo com o documento, a adoção destas e das demais diretrizes levam em consideração o compromisso firmado entre os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o Governo do Estado da Bahia, que vem buscando uma gestão articulada para a elaboração e implementação de protocolos de segurança que permitam a retomada de atividades econômicas e sociais no contexto da pandemia pela Covid-19.