Início Mundo Descoberto novo gene eficaz contra coronavírus que pode acelerar vacina

Descoberto novo gene eficaz contra coronavírus que pode acelerar vacina

Descoberto novo gene eficaz contra coronavírus que pode acelerar vacina 1

Uma nova descoberta científica pode acelerar a produção da vacina contra a covid-19. Um estudo publicado na revista Science mostra que cientistas descobriram uma característica em comum nos anticorpos humanos que neutralizam o coronavírus.

Já existem diversas candidatas a vacina entrando em testes clínicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já disse que espera que a imunização seja liberada para a população ainda em 2020.

Este estudo em particular investigou cerca de 300 anticorpos contra o o vírus Sars-CoV-2 e encontrou um gene que, na maioria dos casos, mostrou-se eficaz na luta contra o vírus.

O estudo, da Scripps Research Institute, dos Estados Unidos, mostrou que o Sars-CoV-2 usa um domínio receptor-obrigatório (RBD, na sigla em inglês) nas suas proteínas spike (que cria estrutura similar a uma coroa de espinhos, característica marcante do coronavírus) para se acoplar à célula receptora e infectar os humanos.

A observação destes 294 anticorpos neste estudo encontrou um gene da família IGHV, conhecido como IGHV3-53, que se mostrou o mais frequentemente usado pelo corpo para neutralizar este RBD e, assim, neutralizar a ação do coronavírus.

“Em geral, nossa análise estrutural demonstra que o IGHV3-53 tem uma estrutura promissora para que se mire no que liga as células ao RBD do Sars-CoV-2”, diz o estudo.

Os pesquisadores afirmam que a descoberta pode facilitar a criação de uma vacina, dando um forte poder de neutralização aos anticorpos.

“Como o IGHV3-53 é encontrado com frequência razoável em indivíduos saudáveis, essa resposta específica de anticorpo pode ser desencadeada comumente na vacinação”, complementa o estudo.

Fonte: Correio 24h