Início Destaque Desabafo de uma mãe com a saúde em Camaçari

Desabafo de uma mãe com a saúde em Camaçari

Internauta envia um desabafo via e-mail para que as autoridades do município a ajude:

Relato: Desabafo,denúncia e revolta.
Em fevereiro de 2015,minha filha queixou se de dores nas costas,pediu para a tia fazer uma massagem,prontamente a mesma o fez e notando que havia algo de errado me chamou para ver,percebemos que a coluna estava com um desvio acentuado ,ficamos preocupados ,é claro ,a levamos ao ortopedista particular e fizemos a consulta e tiramos o raio x para saber o que estava acontecendo,aguardamos o resultado.
Diagnóstico:ESCOLIOSE INDIOPATICA com uma curvatura de 34° ,tratamento indicado ,colete de Milwaukee .O uso do colete não era a cura ,era pra que a escoliose não aumentasse, pois como estava em fase de crescimento a escoliose crescia junto ,assim nos foi explicado , teria que usar o colete 23:00 h por dia ate completar a fase de crescimento, e retornar as consultas de 3 em 3 meses e fazer radiografias panorâmicas nesse mesmo período .Assim fizemos no ano de 2015 tudo particular .
Resolvemos procurar o SUS .
Ano 2016 ,entrei no pronto socorro do centro de Camaçari e sem esta com horário marcado pedi para falar com o ortopedista que atendia na casa ,me deixaram entrar ,expliquei que minha filha estava sendo acompanhadas por um medico particular ,mas precisava do Sus para continuar o tratamento.
Começa a minha jornada.
a ortopedista do Sus me deu uma guia para procurar um especialista de coluna ,fui ao posto do bairro para marcação
não tinha vaga,fui a central de regulação central de Camaçari obter informação ,na época as fichas eram entregues as sexta feira por ordem de chegada as 7:00h,mas a fila começava a se formar de madrugada.
Fui,primeira tentativa não consegui pegar a ficha,voltei para casa ,fui na semana seguinte era um tal de não tem sistema ,ou não tem vaga, ou não conseguia pegar a ficha,
isso por um bom tempo .CANSATIVO,HUMILHANTE E PRECÁRIO assim é a regulação de Camaçari.Desiste!
Ano 2018 .resultado de não ter insistido :tirei o traio x panorâmico a ESCOLIOSE AUMENTOU PARA 51°.
Ela teve uma crise de dor e a levamos no Hospital Geral de Camaçari,o plantonista que a atendeu medicou e deu uma guia pra procurar o especialista de coluna ,expliquei que em Camaçari eu não conseguia marcar por que não tinha vaga.Ele mandou que procurasse o hospital Santa Izabel que la tinha especialista .
procurei as pessoas que eu conhecia que trabalha na área da saúde em camaçari pra me ajudar ou orientar .
voltei a regulação central de Camaçari as fichas eram entregues todos os dias agora, melhorou né?peguei a ficha n 56 aguardei pela triagem dos documentos para saber se tinha a vaga,chegou na minha vez ja havia liberado 27 atendimentos para ortopedia ,Volte amanhã foi o me disse ,expliquei pra recepcionista que já tinha muito tempo eu correndo atrás do Sus e nada ,infelizmente mãe não posso fazer nada é o sistema.Indignada fui ate a secretaria de saúde procurar o secretário .
chegando lá ele estava em reunião e não podia atender naquele momento disse a secretaria,explique a ela o caso ja com lágrimas nos olhos ,ela pediu para eu voltar a tarde.(chorei)nesse momento sai a gerente ou coordenadora da regulação, e a secretária pediu pra eu falar com ela .Falei,ela nem olhou no meu rosto, segurando o celular e me ouvindo disse:- Estranho você não ter conseguido ainda ,Eu respondi pois é também acho !
Mandou que eu procurasse pela responsável da liberação das guias ,fui esperei ela me atender ,mas uma vez expliquei a situação mostrei o raio x ,a guia pro especialista e o laudo ,ela me disse mãe infelizmente não há vagas liberadas pra especialista de coluna ,(crise de choro)mas eu achei um ortopedista pro Hospital 2 de Julho se eles a acolherem, ela vai ser assistida por lá ,você quer ? Claro respondi ,fiquei esperançosa .Mas você precisa conseguir uma guia para ortopedista essa guia de especialista nao serve ,eu disse consigo não sabia como mas fui atrás de quem eu conhecia pra conseguir pra mim. foi correria Usei a primeira guia que eu tinha da ortopedista do pronto socorro do centro e descobri que ela estava atendendo na policlínica, fui ate lá pedi que me ajudasse e me desse a guia ela me deu ,voltei a regulação com a guia e peguei minha consulta marcada pra minha filha pro dia 27/09/2018. quase dois meses de aguardo .
Agora pasmem ,chegando ao hospital e já na sala do ortopedista ele era um especialista em mão. .INACREDITAVEL!
Ele disse mãe aqui so tratamos torções ,fraturas e pequenas cirurgias ,expliquei a situação ele disse que nao podia fazer nada me deu outra guia pra procurar um especialista de coluna e guias pra fisioterapia (pela primeira vez ).volte a regulacao da sua cidade ,é triste .
Como no outro dia era aniversario da cidade ,deixei pra ir na segunda ,fui cedo peguei ficha e aguardei o atendimento disse que era retorno pra passar mas facil pela triagem e entrar na sala de regulacao do Saus ,levei todos os documentos expliquei mas uma vez a situação ela digitando e me escutando procurou a vaga ,encontrou no Hospital Manoel Victorino ,eu Graças a Deus ! ela pegou o laudo e a guia pra enviar e me perguntou cade a resonancia magnetica e o relatorio medico ,eu como assim ? medico nenhum nunca pediu a unica coisa que me dão é a guia pro especialista .pois é mãe sem esses documentos o Hospital não aceita .tive outra crise de choro meu estado emocional abalado.
ela me disse que eu precisava retornar ao ortopedista conseguir a guia pra resonancia e depois com o relatorio medico voltar la pra da entrada .Acreditam? nem eu estava .
fui para casa chorando e conversando com Deus pelo caminho .
Voltar pra Salvador pra conseguir uma guia ?
Resolvi ir ao posto do meu bairro pra conseguir uma guia pelo menos com o clinico geral,não consegui ,mas as meninas vendo meu desespero me orientaram a retornar a policlinica procurar a gerente pra ver se ela conseguia uma vaga com o ortopedista ,Eu fui ,chegando lá ela estava de ferias .
conversei com as meninas do posto e elas se movimentaram pra me ajudar conseguiram uma consulta com outro ortopedista da policlinica .fomos atendidas na segunda feira dia 08/10/18.
expliquei o caso levei todos os raio x que tinhamos todas as guias e o que a regulação central tinha pedido pra da entrada no Hospital Manoel Victorino .Ele disse mãe vou fazer o seguinte ,vou te da um relatorio pra você procurar o Hospital Sarah eles tem todo o tratamento que sua filha precisa e tem especialista la tambem ,fez o relatorio me orientou a procurar a secretaria de saude pra que eles procurassem o RH do Hospital Sarah . Fui no outro dia ,dessa vez nao peguei ficha e so sairia de lá depois que fosse atendida .
Esperei as pessoas que chegaram cedo a serem atendidas pra conversar com a menina da regulação. Mostrei o relatório a recepcionista para mostra a ela Pasmem mas uma vez ,ela mandou me dizer que era pra eu ir direto ao Hospital Sarah.
voltei pra casa pesquisei na internet o numero de telefone e liguei para obter informação, a senhora faz o cadastro opine para analise, perguntei se eu fosse direto com os documentos eles atenderiam, a resposta foi que não adiantaria, ela me deu o site para o cadastro, preenche o formulário e estou no aguardo .
Ao preencher o formulário vejo que tem a opção do paciente preencher ,do medico preencher e a regulação do município preencher .
dai você percebe que quem é pago pra fazer esse trabalho não o faz como deveria ,que quem precisa que corra atrás ,no caso eu .
É uma VERGONHA O QUE ESTÃO FAZENDO CONOSCO
É UM ABSURDO SERMOS HUMILHADOS DESSA FORMA
CANSEI DE FICAR CALADA DIANTE DE TANTA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO DESSE MUNICÍPIO.
HOJE SOU EU QUEM ESTA PRECISANDO ,AMANHA PODE SER VOCÊ.
A minha filha esta aguardando.”