Início Brasil Dentista explica ‘milagre’ de dente que parou tiro e aponta o herói:...

Dentista explica ‘milagre’ de dente que parou tiro e aponta o herói: ‘Um siso’

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Vítima de assalto em Bertioga (SP) foi salva após a força da bala, que entrou pela nuca, ser amortecida por um dente molar.

Bala ficou alojada no dente de uma das vítimas em Bertioga (Foto: Divulgação)

O turista que sobreviveu graças a um dente, após ser atingido por um tiro na nuca durante uma tentativa de assalto em Bertioga, no litoral de São Paulo, pode ter sido salvo por um dos dentes do siso. A bala foi ‘amortecida’ pelo dente, que acabou quebrando, e evitou que a vítima tivesse mais ferimentos. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, o ‘dente salvador’ é um molar, considerado o mais forte e resistente de todos e que costuma ser retirado na adolescência.

De acordo com o professor Rui Sampaio, do curso de odontologia da Unimes, o ‘polêmico’ dente do siso, que causa medo e apreensão e é considerado um ‘vilão’ entre pessoas de todas as idades, é o candidato a ‘herói’ da vez. “Pelo que observei, o assaltante deu um tiro que entrou pela nuca e atravessou pela lateral, próximo à orelha da vítima. Quando chegou próximo ao maxilar, bateu no dente e perdeu força”, explica.

Rui Sampaio, docente de Cirurgia no curso de Odontologia da Unimes, explica que o dente atingido pela bala, durante assalto em Bertioga, é um molar. (Foto: Divulgação/Unimes)

Para o dentista Rui Sampaio, o calibre da arma deveria ser pequeno pois, se fosse algo mais elaborado, poderia ter causado mais estragos e, muito provavelmente, matado a vítima. “A sorte do aposentado é que um molar foi atingido. Os molares são os maiores e mais fortes dentes que temos. Se fosse outro, poderia ter passado pelo dente”, conta.

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

Sampaio também explicou as imagens do dente divulgadas pela Polícia Civil. “Na foto divulgada, o que vemos é a coroa do dente molar da vítima que foi quebrada com o impacto da bala e separada da raiz, que pode ter ficado ainda na boca do paciente”, analisa o docente. De acordo com Rui, se o aposentado quiser poderá fazer uma reabilitação com o implante de um novo dente.

Caso
O crime aconteceu na Praia do Indaía, em uma das principais avenidas de Bertioga. As quatro vítimas estavam dentro de um carro de luxo estacionado, conversando, quando os suspeitos se aproximaram e começaram a roubar os pertences do quarteto. Um dos suspeitos, assustado, acabou disparando contra o aposentado.

De acordo com o chefe dos investigadores da Delegacia de Bertioga, Nivaldo Ribeiro, que acompanhou de perto toda a apuração sobre o caso, a situação é inédita, já que a bala entrou pela nuca, ficou alojada e, como maior dano, a vítima teve apenas um dente quebrado.

Segundo informações da polícia, Matheus Sena, de 18 anos, e um adolescente, de 17, foram presos por conta do crime. Eles foram reconhecidos por dois casais de turistas que haviam sido vítimas do assalto.

Caso foi registrado na Delegacia Sede de Bertioga, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Por G1