Início Camaçari Defesa Civil realiza mobilização para doação de sangue

Defesa Civil realiza mobilização para doação de sangue

Defesa Civil realiza mobilização para doação de sangue 1

Doar sangue é ter a possibilidade de compartilhar o nosso bem mais precioso, a vida. Com esse pensamento, a coordenação da Defesa Civil de Camaçari, que responde à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), mobilizou os seus agentes, salva-vidas e funcionários da Empresa de Limpeza Pública (Limpec), para se tornarem doadores voluntários.

A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (10/7), na unidade do Hemoba localizada no Hospital Geral de Camaçari (HGC). “A nossa ideia inicial é servir de exemplo para outras secretarias e que a nossa atitude influencie positivamente outras pessoas, para que elas se tornem doadores também”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares.

Para o secretário da Sesp, Armando Mansur, que esteve presente durante as doações, a iniciativa foi louvável e merece ser multiplicada em todos os órgãos que integram a Prefeitura. “Por si só, o governo já faz uma gestão solidária. E esse é mais um ato social em benefício de quem precisa de transfusão”, exaltou.

Defesa Civil realiza mobilização para doação de sangue 2

Uma média de 45 pessoas compareceu para doar. Vale salientar que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A próxima mobilização será incentivar todos os servidores da Sesp a se tornarem doadores de medula óssea e para isso a coordenação da Defesa Civil está organizando uma palestra para esclarecimentos sobre o tema.

Quem deseja doar sangue com mais comodidade, pode realizar agendamento através do telefone (71) 3644-4252. Abaixo, informações sobre as condições básicas de saúde para ser um doador:

– Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai ou mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos;

– É preciso ter peso superior a 50 kg;

– Não estar em jejum. Aguardando três horas após o almoço antes de doar;

– Documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional);

– Para os homens, é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano;

– Dormir bem na noite anterior à doação;

– Evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.