Início Brasil Criança de 5 anos morre após se engasgar com pirulito

Criança de 5 anos morre após se engasgar com pirulito

Por Agência O Globo

Corpo do pequeno Matheus foi enterrado na sexta-feira (Foto: Reprodução)

A fam√≠lia de um menino de 5 anos est√° inconsol√°vel depois que ele morreu engasgado com um pirulito, na √ļltima quinta-feira, em Jaboat√£o dos Guararapes, a 20 quil√īmetros de Recife. De acordo com parentes da crian√ßa, identificada como Matheus, o menino estava com tr√™s crian√ßas no momento em que puxou o doce do palito e bateu com a cabe√ßa na parede, “fazendo com que o pirulito entrasse na garganta”, diz uma publica√ß√£o no Facebook.

“Pirulito maldito, levou meu querido e amado Matheus”, afirmou a tia dele, Amanda Sampaio, que tamb√©m publicou um v√≠deo no Facebook aos prantos, enquanto alerta internautas sobre os perigos que o doce pode causar. “Ai, gente, n√£o deixa crian√ßa chupar pirulito, pelo amor de Deus. Eu tinha o maior medo do meu nen√©m com pirulito. Eu mostrava a ele que dava c√°ries. Ele pedia para comprar doce e eu pedia: ‘N√£o deixa n√£o’. Um pirulito levou a vida do meu nen√©m. Meu deus, inacredit√°vel, a gente nunca pensa que √© com a gente e, de repente, uma not√≠cia dessas”, diz na publica√ß√£o, que j√° foi vista mais de 560 mil vezes.

Houve tentativa de socorro, segundo a fam√≠lia, por√©m a crian√ßa n√£o resistiu. Seu corpo foi enterrado na sexta-feira. “O pequeno Matheus agora √© um anjinho, est√° ao lado do Senhor. T√£o novinho, infelizmente, voc√™ partiu para um lugar bem melhor que aqui na Terra, deixando pai, m√£e, v√≥, v√ī, irm√£, tia, tios, ali√°s, a fam√≠lia toda. Est√° uma tristeza muito grande saber a sua partida”, afirmou outra parente na rede social.

A dire√ß√£o do Hospital Jaboat√£o Prazeres informou, em nota enviada pela Secretaria Estadual de Sa√ļde de Pernambuco, que realizou o atendimento do paciente por engasgo. “Apesar da assist√™ncia, a crian√ßa veio a √≥bito”, diz o comunicado.

EVENTO DE P√ĀSCOA √Č CANCELADO AP√ďS MORTE

O evento Páscoa Solidária que aconteceria nesta segunda-feira na comunidade do Vietnã, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, foi cancelado, anunciou o pastor Jefferson Fernandes, responsável pelo apoio cultural da ação. Ele afirmou que a comunidade está se luto, em uma publicação no Facebook feita na sexta-feira.

Jefferson relata que viu o momento em que a tia de Matheus gritava pedindo ajuda, logo após o menino ter engolido o doce, enquanto vizinhos o carregavam e tentavam socorrê-lo. O pastor contou ainda que as pessoas realizaram a manobra de Heimlich para permitir a desobstrução de vias aéreas. No entanto, a criança já tinha desmaiado.

“Tentamos por alguns minutos at√© a chegada de t√°xi. At√© o presente momento n√£o tivemos resposta da desobstru√ß√£o… continuamos tentando at√© a chegada no hospital onde juntamente com os t√©cnicos de enfermagem, enfermeiros e m√©dicos tentamos realizar a desobstru√ß√£o, mas n√£o tivemos √™xito, foi quando o garoto entrou em parada cardiorrespirat√≥ria”, registrou Jefferson.

Ainda de acordo com o relato do pastor na rede social, a equipe m√©dica tentou reanimar o menino, mas ele n√£o resistiu. “Ficou decidido que por respeito aos familiares e amigos, cancelaremos a festa da P√°scoa Solid√°ria de 2018 do Vietn√£”.