segunda-feira, 12 novembro, 2018.
Início Notícias Conheça dez destinos para fugir da folia

Conheça dez destinos para fugir da folia

Quem não gosta de carnaval não terá nenhuma dificuldade em encontrar um destino na Bahia para fugir da folia momesca. Se você está interessado em descansar e aproveitar o potencial turístico do Estado, veja abaixo dez opções de tirar o fôlego.

1-    Boipeba – A ilha pertencente ao arquipélago de Tinharé, na Costa do Dendê, guarda lugares paradisíacos como as praias de Tacimirim, Moreré e Barra, além de passeios imperdíveis como o de canoa pelo Rio do Inferno e uma visita à vila da Velha Boipeba, que conta com uma paisagem rústica e atrativos como o Museu dos Ossos. O por do sol do Morro do Quebracu também é uma bela dica. Na gastronomia, vale dar uma conferida nas receitas de lagosta preparadas pelo pescador Guido.Veja o guia completo.

Boipeba

2-    Praia do Forte – A antiga vila de pescadores, em Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, é hoje uma das praias mais badaladas do Brasil. Nem por isso deixa de ser um lugar para o descanso. Seus atrativos são inúmeros, mas as piscinas naturais da praia de lorde e papa gente, o Lago Arauá, na Reserva Sapiranga e um tour pelo Projeto Tamar são programas que não podem deixar de ser feitos. No que se refere à culinária, a dica é o bolinho de peixe do Bar do Souza, que também pode ser encontrado em barracas de praia da concorrência. Veja o guia completo.

verao-da-bahia-destinos-onde-ficar-praia-do-forte

 

3-    Trancoso – O pequeno lugarejo, situado em Porto Seguro, no Litoral Sul da Bahia, reúne luxo e rusticidade em um só ambiente. Com belas praias e um mirante, de onde pode ter uma bela vista panorâmica de suas praias, a localidade é ideal para o descanso e contemplação da natureza. O Quadrado é famoso por suas pousadas e restaurantes, que primam pelo conforto e boa comida. Outro ponto conhecido é a Igreja de São João Batista. A dica gastronômica é a tapioca servida no Delícia da Praça. Veja o guia de Trancoso.

verao-da-bahia-destinos-trancoso

 

4-    Mangue Seco – As praias narradas no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado continuam lindas e pouco exploradas. Suas dunas são atrações à parte, assim como os Coqueiros Gêmeos, um dos principais cartões-postais do vilarejo cortado pelo Rio Real. Passeios de buggy, e esquiar nas areias também são opções de lazer interessantes do local. O por do sol de Mangue Seco também é imperdível. Saiba mais.

verao-da-bahia-destinos-mangue-seco

 

5-    Morro de São Paulo – A ilha tem atração para todos os gostos, desde a badalação da música eletrônica em locais como a Toca do Morcego à música ao vivo da segunda praia. Os locais ideais para o descanso são a quarta e quinta praias, além da Gamboa, onde há uma imensa falésia de argila. Além disso, as opções de passeios são variadas, com destaque para o de volta às ilhas. Mergulho, tirolesa e futevôlei estão entre os atrativos. Na culinária, uma bela opção é o Bolinho de Moqueca, servido no Restaurante Pimenta Rosa. Saiba mais.

verao-da-bahia-morro-de-sao-paulo-cairu-praias

 

6-    Juazeiro e Casa Nova – Quem aprecia um bom vinho e gostaria de passear por um parreiral nem precisa sair do país para conhecer o processo de fabricação da mais charmosa entre as bebidas. Em Casa Nova, próxima a Juazeiro, no Nordeste da Bahia, há a sede da Fazenda Ouro Verde, onde são fabricados vinhos, espumantes e brandies da marca miolo. As ilhas do Rio São Francisco, como Rodeador, também são atrativos da cidade que tem uma boa vida noturna. Na culinária, tipicamente sertaneja, o destaque fica por conta do Bodódromo, uma espécie de complexo gastronômico na vizinha Petrolina. Outro passeio imperdível é a viagem a bordo do Vapor do Vinho, com algumas horas de navegação pelo Lago de Sobradinho e encerramento na vinícola da Miolo.

 

Juazeiro

7-    Lençóis – Cidade mais estruturada da Chapada Diamantina, Lençóis possui um patrimônio histórico deslumbrante, com casarios do século 19, além de belos objetos como suas luminárias de rua. Com bons restaurantes, o local possui ainda atrativos naturais que estão em cidade vizinhas de até 100km de distância. Dentre eles, a Cachoeira do Sossego, Mucugezinho e Morro do Pai Inácio, além da Cachoeira da Fumaça.

5744417189_5eb7cf192f_b

8-    Paulo Afonso – Se tem um destino baiano com vocação para o turismo de aventura, esse lugar é Paulo Afonso. Com diversas opções de locais para a prática de esportes radicais, a cidade é também boa para o descanso. A trilha eco-romântica da serra do Umbuzeiro é um passeio inesquecível, onde os turistas realizam a subida da Serra e ao chegarem a seu ponto mais alto, com mais de 500 metros, além de assistirem a um belíssimo por do sol, são brindados com queijos e vinho. O passeio de barco pelo cânion do Velho Chico também é uma atração à parte em meio a Caatinga. Saiba mais.

verao-da-bahia-destinos-paulo-afonso

9-    Ilhéus – Com diversas opções de praias, a Terra de Gabriela é também uma cidade para apreciar as culturas do cacau e do chocolate. Um tour pelas fábricas da cidade e do seu entorno, além de visitas às fazendas de plantio da fruta que já representou a riqueza da região é recomendável. As praias do norte e do sul também são ideais para o descanso, à exemplo da Praia dos Milionários, no sentido de Olivença e do Cristo, essa mais próxima do centro e ideal para canoagem e esportes aquáticos. Também no Centro estão atrações tradicionais como bar Vesúvio, o Bataclan, as casas de Jorge Amado e Tonico Bastos, dentre outras. Saiba mais.

verao-da-bahia-destinos-ilheus-gabriel-carvalho

 

10-  Baixios – O pacato lugarejo, no Litoral Norte, foi, sem dúvida, o destino turístico mais badalado do verão 2015. Apesar da estrutura limitada, o local é delicioso para uma viagem de descanso. Para quem deseja visitar, primeiro ponto de parada (e obrigatório) é a Lagoa azul, que pode ser alcançada através de uma trilha simples, de meia hora de duração. Outro ponto que vale muito a visita é a Barra, encontro do rio com o mar. O mar, como em toda extensão do Conde, não é muito apropriado para o banho, ponto irrelevante diante de tanta beleza e rios deliciosos. Saiba mais.

verao-da-bahia-baixio-lagoa-azul (1)

Fonte: veraodabahia.com.br