Início Destaque Como responder a pergunta “Por que devo te contratar?”

Como responder a pergunta “Por que devo te contratar?”

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

“Por que devo te contratar?” Se você está procurando ou já participou de uma entrevista de emprego, deve saber que essa pergunta é muito comum.
Se você chegou na entrevista individual de um processo seletivo pode ser um sinal que você tem um alto potencial para ocupar o cargo. Mas, assim como você tem esse alto potencial, seus concorrentes também. Essa pergunta pode der a determinante para que o recrutador decida quem fica com a vaga

Vamos te ensinar como responder da melhor maneira

Por que devo te contratar: entenda o que o recrutador quer saber
Quando o entrevistador pergunta “por que devo te contratar”, ele na verdade quer saber qual o seu diferencial que te torna o melhor candidato para a vaga de emprego

Para responder bem, você deve lembrar que as empresas não contratam por caridade. Uma contratação é um investimento e como todo e qualquer investimento, espera-se um alto retorno. Então seja claro e encaixe na sua resposta o problema que você vai resolver. Os problemas podem ser diversos e dependem da área que você está concorrendo, pode ser para aumentar o número de vendas, para fortalecer a imagem da empresa, para aumentar a produtividade de uma fábrica, para melhorar o relacionamento com consumidores, entre outras coisas.

Com base na sua resposta o recrutador saberá se você está dentro do perfil da vaga e da empresa.

Como estruturar suas respostas?
Sem dúvida essa é uma das perguntas mais importantes da entrevista de emprego, e para sua sorte existem maneiras de estruturar sua resposta antecipadamente.

O primeiro passo é analisar detalhadamente o anúncio da vaga, seus requisitos e a empresa contratante

1. Observe os requisitos da vaga
Primeiramente, você deve voltar ao anúncio da vaga e tentar entender o perfil que a empresa está querendo contratar.

Faça uma lista contendo:
Requisitos;
Habilidades;
Conhecimento;
Experiência;
competências.

2. Compare a lista com as suas qualidades
Após isso, você deve elencar as suas qualidades e que atendem aos requisitos da vaga, semelhante com o que fez na etapa anterior. Faça pequenas anotações para não perder aquelas ideias que podem surgir nesse momento.

3. Selecione algumas dessas qualidades para estruturar sua resposta
O objetivo aqui é focar nos seus pontos fortes e que são importantes para o cargo e a empresa.

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

Para ajudar a estruturar a sua resposta se faça algumas perguntas:

Você já trabalhou no segmento?
Concluiu algum curso recentemente que a empresa julga indispensável?
Essas informações são muito importantes para a decisão do recrutador.

4. Estude a empresa
Você sabia que não conhecer a empresa é um dos principais erros na entrevista? E esse conhecimento é essencial para que você possa estruturar melhor a sua resposta. Já que ela deve alinhar também com o momento da empresa, entender o segmento que ela atua e os problemas que ela enfrente. Sempre mostrando que você tem sabe onde podem estar os problemas e quais seriam as possíveis soluções.

Visite o site da empresa, estude sua missão, visão e valores. Entenda a cultura da empresa, busque notícias relacionadas a ela e ao seu mercado, e principalmente causas que a empresa apoia.

5. Demonstre entusiasmo
De acordo com Jessica Vann, fundadora e diretora do Maven Recruiting Group, empresa de São Francisco (EUA) especializada em Recursos Humanos, as pessoas são atraídas por profissionais empolgados que realmente amam o que fazem.

É o seu caso? Esse é o melhor momento para deixar isso claro. Justifique as experiências que a empresa busca e que você possui, falando do que já realizou e como você ama o que faz.

Se ligue! Cuidado com a sua comunicação não-verbal, no jeito como olha para o entrevistador e seus gestos. O brilho nos olhos conta muitos pontos. Isso também vale para entrevista por vídeo.

6. Mostre que você se identifica com a cultura da empresa
Uma das maiores preocupações das empresas é encontrar pessoas que tenham deem match com a cultura da empresa.

Se você seguiu os passos 1 e 4 saberá identificar se você e a empresa deram um match ou não. Se você percebeu que combina, é mais um ponto importante para você brilhar os olhos e mostrar o quanto quer aquela vaga.

Mostre que você está bem informado sobre a cultura da empresa, o que encontrou nessa pesquisa e de que forma acredita que possa se encaixar à cultura da empresa.

7. Pense com antecedência
Quando você for convocado para uma entrevista, pode começar a pensar como responder essa pergunta da melhor forma possível.

Estruturar a resposta com antecedência é uma ótima forma de ir melhorando o discurso até chegar o momento da entrevista.

Aproveite as nossas dicas e prepare-se para ser a pessoa escolhida. 🙂