Início Brasil Com dólar nas alturas, viajantes brasileiros fazem a opção por destinos nacionais

Com dólar nas alturas, viajantes brasileiros fazem a opção por destinos nacionais

A maioria dos brasileiros que deseja viajar nos próximos seis meses escolheu um destino nacional. Foi o que revelou o Boletim de Intenção de Viagem do Ministério do Turismo divulgado esta semana. Entre os destinos mais procurados no país, o Nordeste lidera a preferência dos entrevistados, com 43,5%.

Nas sete capitais onde foi feita a pesquisa (Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Brasília), 73,3% dos entrevistados preferem viajar pelo Brasil – maior índice registrado para o mês de julho nos últimos cinco anos.

Porto de Galinhas, em Pernambuco, é uma das opções em oferta na promoção de viagens Turismo Week
(Foto: Vinicius Lubambo/divulgação)

Segundo a vice-presidente da seção baiana da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Abav Bahia, Adriane Virgílio, a maior procura pelo turismo interno pode ser explicada, entre outros fatores, pela alta do dólar, que dificulta o acesso a destinos internacionais.

“Quanto à preferência pelo Nordeste, acredito que sejam os estados que mais atraem o pessoal do Sul e Sudeste porque temos sol o ano inteiro, boas opções de lazer e muitas belezas naturais”, diz.

Primeira opção

A empresária Mariana Viana, que vai viajar em setembro para Vitória-ES, escolheu um destino nacional, mas não apenas por opção. “Meus destinos seriam outros se o dólar não estivesse tão supervalorizado, mas diante desse momento econômico, descansar em um lugar lindo e mais barato é uma boa oportunidade”, declara.

A professora Ferdiana Lima também é um exemplo de quem teve seus planos mudados pela disparada do câmbio. Com viagem planejada para a Espanha, precisou refazer o roteiro. “Desde julho do ano passado vinha guardando dinheiro, mas os valores das passagens praticamente triplicaram e meu bom senso não me permitiu comprar”, confessa ela, que terminou aproveitando as férias com a família no Maranhão.

Já para a publicitária Francilene Carvalho, o Nordeste sempre foi a primeira opção. “Acho o Nordeste um lugar de belezas incomparáveis e estou sempre desvendando novos destinos”, revela. Francilene conta que este ano já esteve em Fernando de Noronha, em Pernambuco e em Barra Grande, no litoral do Piauí.

Promoções

Quem quiser aproveitar descontos de até 40% para viajar pelo Nordeste não pode perder a sétima edição da Turismo Week, maior promoção de viagens do país, promovida pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). A campanha deste ano tem como foco o Nordeste, em parceria com a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE).

Segundo a presidente da Braztoa, Magda Nassar, até ontem, quinto dia da campanha, já houve o maior número de acessos para a primeira semana entre todas as edições passadas. “O Nordeste é o primeiro destino de desejo do brasileiro e isso se deve às nossas praias, a riqueza histórica e a culinária local”.

Os pacotes específicos para o Nordeste têm descontos entre 20% e 40% e estão sendo comercializados até amanhã pelo site turismoweek.com.br. A campanha continua até o dia 30 de agosto incluindo outros destinos, como os internacionais, com o mesmo percentual de descontos.Confira algumas opções de pacotes saindo de Salvador abaixo.

Nordeste

Segundo o diretor de Produtos Nacionais da CVC, Claiton Armelin, a operadora embarcou, no primeiro semestre de 2015, mais turistas para os nove estados do Nordeste do que no mesmo período do ano passado – um aumento de 13%.

“O bom desempenho da Região Nordeste em nossas vendas está atrelado ao apoio dos empresários da hotelaria, às campanhas promocionais e a uma ampla malha aérea com voos partindo de várias cidades do Brasil rumo às principais cidades nordestinas”.

Dentre os nove estados nordestinos, a Bahia é o que mais contribui para o faturamento da CVC e este ano já apresenta um acréscimo de 3% nas vendas ante  2014. Em seguida, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará têm os pacotes mais vendidos.

*Correio da Bahia