Início Capacitação / Cursos Coelba promove 1º curso voltado para mulheres na Bahia

Coelba promove 1º curso voltado para mulheres na Bahia

Coelba promove 1º curso voltado para mulheres na Bahia 1

Em uma iniciativa inédita na Bahia, a Coelba promove o primeiro curso voltado exclusivamente para mulheres eletricistas. Nesta terça-feira (19), às 14 horas, será realizada a aula inaugural para as 100 alunas selecionadas para participar da formação que vai capacitá-las a exercer atividades em instalações elétricas prediais e nas redes de distribuição de energia.

A capacitação é uma iniciativa da Neoenergia, controladora da Coelba, para fomentar o desenvolvimento por meio da educação de qualidade e da conscientização da importância do comportamento seguro em suas atividades. O objetivo da Coelba é incentivar a formação de mulheres para atuarem em uma profissão vista pela sociedade como prioritariamente “masculina”. O Projeto é gratuito, promovido em parceria com o Senai Bahia na capital e no interior do estado.

O processo seletivo contou com prova escrita (português e matemática), avaliação psicológica, teste prático, além de entrevista para avaliação de perfil técnico. As alunas serão divididas em quatro turmas, com 25 em cada uma. O curso possui aulas teóricas e práticas, com duração de seis meses e carga horária de 596 horas. As aulas serão realizadas no Senai Dendezeiros, em Salvador.

Além do Senai/BA, a Escola de Eletricistas para Mulheres conta com a parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), por intermédio do DETRAN – que vai oferecer, gratuitamente, a carteira Nacional de Habilitação para as mulheres que concluírem o curso de eletricista – e com o apoio da Pracatum, Fábrica Cultural, Bloco Afro Olodum, Associação das Comunidades da Mata Escura e Calabetão (Acopamec) e Movimento Cultural do Subúrbio.

O curso da “Escola de Eletricistas da Coelba” já funciona para um público misto em 11 municípios baianos (Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras, Itabuna, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Ribeira do Pombal, Bom Jesus da Lapa e Guanambi). Iniciada em 2018, a Escola já formou 326 novos eletricistas e desse total, 264 já foram contratados pela Coelba.

Um aproveitamento de mais de 80%. Para 2020, estão previstas 35 novas turmas de formação. O objetivo é trazer esses novos profissionais para as mais de 800 vagas que serão abertas para contratação.

Além de ampliar as oportunidades de empregos, ao desenvolver e fortalecer da formação profissional para a atuação no estado, a ação faz parte do compromisso da distribuidora em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam a Igualdade de Gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2030, já que o ramo eletricista ainda é dominado por profissionais do sexo masculino.

“Somos obstinados pela segurança. Por isso, nossos treinamentos começam com esse princípio fundamental de valorização da vida. Acrescido a ele, focamos na qualidade e produtividade. As Escolas de Eletricistas, distribuídas em várias cidades do estado, ampliam este compromisso para a sociedade e, agora, com as novas turmas exclusivas para mulheres, acreditamos que estamos dando uma importante contribuição para a igualdade de gênero no estado da Bahia.”, afirma Fulvio Machado, diretor-presidente da Coelba.

Serviço:
Escola de Eletricistas para Mulheres
Aula inaugural – 19/11 (terça-feira) – 14h
Local – Senai Dendezeiros – Av. Dendezeiros do Bonfim, 99 – Bonfim