Início TV Chaves se despede do SBT após 36 anos de parceria que marcou...

Chaves se despede do SBT após 36 anos de parceria que marcou gerações

Chaves se despede do SBT após 36 anos de parceria que marcou gerações 1

Uma parceria que marcou as últimas gerações acaba de chegar ao fim: a série Chaves não faz mais parte do SBT. A produção mexicana, que se tornou extremamente popular no Brasil, criando uma legião fiel de fãs, se despede da emissora após nada menos que 36 anos. De acordo com informações exclusivas do site NaTelinha, que informou ter entrado em contato com a emissora, os últimos episódios foram ao ar na tarde desta sexta-feira (31).

Ainda segundo a fonte, o SBT teria sido surpreendido com a mudança contratual com a Televisa, canal mexicano que possui os direitos dos arquivos, e o Grupo Chespirito, que detém os roteiros escrito por Roberto Gómez Bolaños, o Chaves. Então, até que ambas as companhias resolvam seus contratos, não há chances de que a transmissão volte a acontecer.

A emissora descobriu que não poderia mais transmitir os episódios de Chaves na última quarta-feira (29), quando havia voltado a colocar o programa na sua grade diária. Neste dia, o SBT viu a audiência triplicar no horário das 14h15 devido à tamanha popularidade que os personagens têm por aqui. Chaves também estava sendo exibido nas madrugadas de sábado e manhãs de domingo, e aos fins de semana o SBT transmitia os programas derivados Clube do Chaves, Chapolin, entre outros quadros interpretados por Roberto Bolaños.

Veja a nota oficial divulgada pela emissora:

“A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira, por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devido a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.

A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/7/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias chegou há apenas poucos dias do fim do contrato.

O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos. A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito imediatamente”.

O primeiro episódio de Chaves no Brasil, O Matador de Lagartixas, aconteceu no dia 24 de agosto de 1984. Desde então, o programa se tornou um fenômeno a ponto de eventualmente ultrapassar a audiência da TV Globo. Chaves foi criado em 1971, contando com humor a vida de crianças que moram em uma vila, trazendo personagens bem característicos e com bordões que fizeram história.

As divergências de contrato também retiraram Chaves e Chapolin do Multishow e do Amazon Prime Video. Na plataforma de streaming ainda é possível assistir, no entanto, a versão animada de Chaves.

Com informações do canaltech.com.br