Início Tecnologia Celulares pré-pagos da Bahia com cadastros desatualizados serão bloqueados

Celulares pré-pagos da Bahia com cadastros desatualizados serão bloqueados

Celulares pré-pagos da Bahia com cadastros desatualizados serão bloqueados 1
(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Celulares pré-pagos da Bahia e de outros 16 estados que estiverem com o cadastro desatualizado mesmo após terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas nesta segunda-feira (18). O principal objetivo é evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas indevidamente a CPFs), aumentando a segurança dos consumidores.

A medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

De acordo com a Agência, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões está com alguma pendência cadastral. Estão incluídas no Projeto Cadastro Pré-Pago a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo.

Mesmo se a linha pré-paga for bloqueada, o consumidor poderá atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento, como call center e na internet. Ele precisará fornecer o nome completo e o endereço com o número do CEP. Se for pessoa física, será necessário informar também o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. As operadoras ainda poderão pedir informações adicionais para a validação do cadastro.

Quem quiser conferir se os números utilizados nos SMS sobre o cadastramento são realmente da operadora contratada, basta olhar na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet.