Início Tecnologia Celular trincou? Nova tecnologia permitirá que tela se conserte sozinha (e na...

Celular trincou? Nova tecnologia permitirá que tela se conserte sozinha (e na hora!)

Por Vix.com

T.DALLAS/SHUTTERSTOCK

É possível que, em breve, os celulares nunca mais quebrem. Ou pelo menos suas telas. Nos Estados Unidos, a Motorola registrou no dia 10 de agosto a patente de um sistema que conserta a tela de celulares trincados ou rachados.

Como funcionará a tela que se conserta sozinha?
O sistema é surpreendentemente simples. De acordo com o registro, o aparelho teria um dispositivo que identificaria o craquelado na tela e notificaria o dono para iniciar o processo.

Para otimizar o procedimento, o usuário apontaria para o sistema onde exatamente está o problema.

Siga nosso Instagram: @seligacamacari | Confira as vagas de emprego: VagasEmCamaçari | VagasBahia

Ao começar o processo de recuperação, o celular esquentaria a tela (que pode ser de LED ou LCD) e o material rapidamente tomaria uma nova forma. Assim que o ciclo térmico entrasse na fase de resfriamento do material, ele retomaria a forma original, sem a rachadura.

No site de patentes no governo norte-americano, um esquema um tanto rudimentar dá ideia de como seria o processo:

Repara 100%?
No registro, a companhia foi cuidadosa ao afirmar que a tecnologia pode não recuperar 100% da tela afetada, mas que “pode pelo menos reverter as deformações”.

Quando estará disponível?
Embora o registro da patente tenha sido publicada recentemente, no documento apresentado pela Motorola, o modelo usado como exemplo é o Motorola Atrix, um lançamento de 2011 – no documento, consta que o pedido de entrada de patente foi em fevereiro de 2016.

Sites norte-americanos especializados em tecnologia afirmam que deve demorar alguns anos até que um sistema parecido com esse chegue ao consumidor final.