Caverna feita por animal gigante é encontrada no Brasil
Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil descobriram uma enorme paleotoca na região amazônica de Ponta do Abunã, no estado de Rondônia, na divisa com o Acre e com a Bolívia. Uma paleotoca é um caverna labiríntica escavada por animais hoje extintos, como tatus e preguiças gigantes.
De acordo com Amilcar Adamy, chefe da equipe responsável pela descoberta, o túnel foi provavelmente feito por um preguiça gigante extinto há aproximadamente 10 mil anos. Fósseis do animal foram encontrados no vale do Rio Madeira, e na caverna, que está bem-preservada, é possível notar as marcas da garra do animal.
Moradores de uma comunidade próxima já sabiam da existência da caverna, mas eles pensavam que era uma obra humana. É o único caso conhecido na floresta amazônica, e vai ajudar os cientistas a entender como esses animais enormes viviam e o clima do Pleistoceno, período marcado por uma megafauna na região. Acredita-se que o local era muito mais frio e seco do que é hoje (quente e úmido).
Segundo os cientistas, preguiças gigantes mediam até 6 metros de comprimento e pesavam 1,5 tonelada. No período em que os túneis foram feitos, não havia uma floresta, e sim uma grande savana habitada por animais enormes, como mastodontes e jacarés gigantes.
A extensão da paleotoca ainda não foi determinada, mas pensa-se que ela possui mais de 200 metros de extensão (há partes que precisam ser desobstruídas para os cientistas avaliarem seu real tamanho). Ela possui grandes estruturas circulares e vários túneis interligados. Os pesquisadores agora pretendem fazer estudos extras e novas escavações em busca de outros fósseis, bem como determinar o tamanho total da paleotoca.
[OGlobo]