Início Brasil Carnaval mais caro: preço da cerveja aumentou 5,29% este ano, revela pesquisa

Carnaval mais caro: preço da cerveja aumentou 5,29% este ano, revela pesquisa

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

O carnaval não mexe só com a cabeça e a alegria dos milhões de foliões que saem às ruas durante a festa mais popular do Brasil. Para curtir a folia, também é preciso pôr a mão no bolso. Este ano, alguns itens consumidos durante as festividades subiram bastante de preço.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o período de 12 meses até dezembro de 2023, medido pelo IBGE, indica uma alta de 4,62%, o que significa que os preços em geral estão mais altos, ainda que alguns itens e setores específicos tenham registrado algumas quedas em específico.

“O carnaval de 2024 chegou com a animação de sempre, mas os foliões precisam se preparar para encontrar preços diferentes do ano passado. Mas com planejamento e pesquisa, você pode aproveitar o carnaval de 2024 sem gastar muito”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich.

A professora da FECAP listou os itens e serviços populares no carnaval que mais subiram em 2024.

Alimentos

Carnes em geral – As carnes em geral, incluindo a carne bovina, tiveram uma queda de 9% em média. A queda se deve à maior oferta de carne no mercado, devido ao aumento da produção e à redução das exportações.

Bebidas alcoólicas – As bebidas alcoólicas em geral, incluindo a cerveja, tiveram um aumento de 11,41%.

Cerveja – A bebida mais popular do carnaval teve um aumento de 5,29% no acumulado de 12 meses, segundo o IPCA. O aumento se deve à alta do preço do milho, principal ingrediente da cerveja, e também à alta do dólar, que encarece os insumos importados.

Refrigerante – O refrigerante, outro item popular no carnaval, teve um aumento de 6,74%. A alta do dólar e a alta do preço do açúcar, outro ingrediente importante, são os principais motivos.

Transporte

Passagens aéreas – As passagens aéreas para destinos turísticos subiram em média 47,24% em relação ao ano passado, segundo o IBGE. A alta demanda e a alta do preço do petróleo são os principais fatores para o aumento.

Passagens de ônibus – As passagens de ônibus também subiram, mas em menor proporção, com alta de 10%. A alta do preço do diesel e a alta da demanda são os principais motivos.

Dicas para economizar no carnaval

A professora Nadja também elenca dicas para que os foliões possam economizar durante a folia.

Planeje com antecedência – Planeje sua viagem e compre suas passagens e hospedagem com antecedência para conseguir melhores preços.

Pesquise preços – Pesquise preços de alimentos, bebidas e outros itens antes de comprar.

Leve sua própria comida e bebida – Se possível, leve sua própria comida e bebida para o carnaval, para evitar pagar preços altos nos locais de folia.

Opte por transporte público – Utilize o transporte público para se locomover durante o carnaval, para evitar pagar preços altos de táxis ou carros de aplicativo.

Considere outras opções de transporte – Se possível, considere outras opções de transporte para viagens longas, como viagens de carro ou ônibus.