Início Bahia CAMPUS PARTY: Ao infinito e além, astronauta da NASA aconselha os baianos...

CAMPUS PARTY: Ao infinito e além, astronauta da NASA aconselha os baianos a serem autoconfiantes

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por blog oficial da Campus Party Bahia.

Foto: Aratu Online

A animação e simpatia tomaram conta do palco “Feel the Future”(principal) da Campus Party, durante o início do último dia de atividades do maior acontecimento de tecnologia do mundo. O engenheiro da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) Gabe Gabrielle mostrou ao público que o acompanhava na manhã deste sábado (12/8) um pouco do seu trabalho na agência e encorajou a plateia, de maioria jovem, a seguir os seus sonhos.

VOANDO ALTO

Dono de um carisma gigantesco, em pouco mais de uma hora, Gabe mostrou a realidade do trabalho da NASA em uma estação espacial e dos planos que os estadunidenses almejam em trabalhar em Marte (quarto planeta do Sistema Solar). Mostrando e explicando curiosidades que permeiam o universo de um astronauta, a todo tempo, o engenheiro mostra que qualquer pessoa do mundo pode trabalhar construindo estações espaciais, foguetes ou o que mais for se acreditar no seu potencial.

As primeiras palavras ditas por Gabe para a plateia que permanecia atenta aos seus movimentos era de que, apesar dele ter se tornado um engenheiro espacial, na sua fase escolar, ele não gostava da escola, preferia ficar na praia.

Desse episódio vem um dos primeiros ensinamentos do palestrante, que circula o mundo motivando as pessoas a serem mais confiantes, é de que os professores precisam tornar o ambiente escolar mais agradável e interdisciplinar. “Pessoas da área de artes conseguem enxergar o total, coisas que às vezes não é possível para quem é da área de exatas e tecnologia que ficam centrados em números e resultados finais, ignorando todo o contexto ao redor”, comenta.

DESVENDANDO CURIOSIDADES E FOMENTANDO SONHOS

Gabe Gabrielle foi a atração principal da manhã no palco principal da Campus Party. (Foto: Aratu Online).

Diversas curiosidades da vida espacial foram apresentadas ao público durante a apresentação de “Ao infinito e além”, entre elas a rotina de um astronauta no espaço, desde alimentação até o uso do banheiro para necessidades fisiológicas na gravidade.

Quem participou teve a chance de saber que os astronautas, durante os seis meses no espaço, têm uma academia para exercícios diários obrigatórios. Durante a estadia na estação espacial, os astronautas não usam os músculos e precisam se exercitar regularmente para não atrofiar as articulações.

Os planos da NASA em mandar equipes para Marte também foi um ponto central da discussão. O astronauta revelou as particularidades que o planeta tem com a Terra e do desejo da Agência Espacial Americana em estudar o planeta que, de todo o sistema solar, é o mais provável que tenha existido vida e água.

O engenheiro também encorajou a plateia em colocar o Brasil novamente na rota internacional espacial, com o retorno pleno das atividades do Programa Espacial Brasileiro, que anda lentamente desde a explosão do Foguete VLS matou 21 pessoas, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), norte do Maranhão, em agosto de 2003.

Gabe Gabrielle encerrou sua participação na primeira Campus Party na Bahia dando três dicas para facilitar a vida. “Façam o melhor e acreditem em vocês sempre. A vida fica muito mais fácil. Curtam o que vocês fazem, assim a vida vai ser boa”, finalizou.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Após o fim da palestra, Gabe fez questão de falar e tirar foto com todo mundo que o acompanhava. Ele anunciou isso ao microfone antes de sair do palco principal e, de fato, foi isso que o cientista fez. Ele atendeu a todos que pararam para tirar fotos ou pedir conselhos nos corredores da Arena Fonte Nova.

Em entrevista exclusiva para o Aratu Online, o engenheiro respondeu sobre a importância do ensino em ciência e tecnologia nas escolas como instrumento para superar a crise financeira brasileira e de como o desenvolvimento tecnológico pode contribuir para a superação das desigualdades sociais em um país como o Brasil. Confira as respostas do engenheiro da Nasa:

“Acredito que quando você tem mais ciência e tecnologia, você desenvolve mais empregos, existirá mais oportunidades que irão aumentar o crescimento da economia, então qualquer coisa que possa aumentar a economia é boa. Se expandir a ciência, expandirá as oportunidades, vai criar mais dinheiro, mais empregos e eu acredito que isso ajuda bastante a superar”;

“Em um pais onde é difícil ou as oportunidades são limitadas é um desafio maior, mas você precisa continuar persistente. Precisa continuar tentando, ir devagar, para que a cada dia possa fazer uma pequena melhoria. Enquanto você puder melhorar um pouco todo dia, mais cedo ou mais tarde você irá ficar bem, mas é preciso ir devagar. Você não pode se frustrar e nem desistir!”, encerra.