Início Camaçari Camaçari vai ganhar mais uma faculdade

Camaçari vai ganhar mais uma faculdade

Inicialmente vão ser ofertadas cerca de 1000 vagas, sendo 200 por curso. Foto: Kelvi Lima

Camaçari caminha a passos largos para ampliar o número de instituições de ensino superior na cidade. A grande novidade do momento é a chegada da UNIRB – Centro Universitário Regional do Brasil,que já está com sua estrutura toda pronta e com parecer favorável do Ministério da Educação (MEC) para quatro dos cinco cursos que inicialmente pretende oferecer, sendo eles nutrição, odontologia, direito e engenharia civil, todos na modalidade presencial.

O parecer do quinto curso, que é o de engenharia automotiva, deve sair nos próximos dias, uma vez que foi analisado na última segunda-feira (3/9) por dois avaliadores enviados pelo MEC, Rodrigo Henrique Lopes da Silva e Marcia Almeida de Amaral Arcos da Silva, docentes da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), respectivamente. Cumprida essa etapa e após publicação em Diário Oficial da União (DOU), a instituição estará apta a exercer as suas atividades no município.

Durante a visita, os profissionais observaram aspectos importantes como as instalações físicas, a organização didático-pedagógica, bem como os possíveis campos de estágio para os alunos. Em vista a atender esse último critério, os avaliadores visitaram ainda o Complexo Industrial Ford Nordeste, e na ocasião foram recebidos pela supervisora de Assuntos Governamentais e Relações Públicas da empresa, Magnólia Borges, além de outros funcionários da fábrica.

Como forma de consolidar o processo de implantação da Unirb em Camaçari, a Prefeitura não mede esforços e além de firmar convênio com o Centro Universitário Regional do Brasil para oferta de estágio, também se articula junto ao governo federal para que o processo de avaliação e a publicação da autorização no DOU seja feita o quanto antes.

“Queremos que as pessoas que moram aqui não precisem se deslocar diariamente para cursar a faculdade. Com universidades em Camaçari, os estudantes vão ganhar tempo, se cansar menos e correr menos riscos”, explicou o prefeito Elinaldo Araújo, que acrescentou: “A chegada de cada vez mais instituições vai resultar numnúmero maior decursos ofertados na cidade, outro aspecto positivo que possibilitará os interessados escolherema área de maior afinidade”, concluiu o gestor.

A visita dos avaliadores do MEC foi acompanhada de perto pelo presidente da Rede Unirb, Carlos Joel Pereira, o coordenador do curso de engenharia automotiva, José Augusto Coeve Florino, e pelo assessor de Ensino Superior da Secretaria da Educação (Seduc) de Camaçari, Marcos Pereira, que também participou da ida dos profissionais ao complexo Ford. “Temos nos mobilizado de forma a dar todo suporte necessário às instituições de ensino superior com o propósito de consolidar a oferta do serviço no município e melhorar as chances dos jovens de Camaçari de ingressarem em uma faculdade”, disse o assessor.

Ainda segundo Marcos Pereira, “mais do que acolher as universidades interessadas em se estabelecer na cidade, a gestão tem criado atrativos e assumido, quando necessário, o papel de interlocutora com outras esferas governamentais”, finalizou, ao explicar que outras instituições de ensino no Brasil têm sido sondadas pelo governo. O portifólio de 18 cursos

A sede da Unirb em Camaçari, que representa um investimento privado na ordem de R$ 5 milhões, fica localizada na rua Lateral de Dentro, onde anteriormente funcionava a sede da STT e do Corpo de Bombeiros Militar, próximo à avenida Jorge Amado. Inicialmente vão ser ofertadas cerca de 1000 vagas, sendo 200 por curso. Além da modalidade presencial, a instituição vai oferecer Educação à Distância (EAD). A estrutura da unidade é composta por 32 salas, auditório, laboratórios, biblioteca, além de uma ampla área de convivência.

Fruto de muito esforço da gestão e conquista muito celebrada pelo governo e população, a UFBA Campus Camaçari já é uma realidade, e no dia 17 de setembro fará a sua aula inaugural para os alunos selecionados, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, para o curso de bacharelado interdisciplinar. Além da Universidade Federal da Bahia, outras instituições de ensino superior já estão em funcionamento na cidade com a oferta de cursos à distância, a exemplo da Unicesumar, Unifacs e Unopar, que já contam com polo de ensino no município.