Início Camaçari Camaçari: Sesau divulga nota sobre regularização de vacina

Camaçari: Sesau divulga nota sobre regularização de vacina

Camaçari: Sesau divulga nota sobre regularização de vacina 1
Campanha Nacional de Vacinação começa dia 23 deste mês (Foto: Reprodução)

Em atenção ao abastecimento de vacinas para as salas em funcionamento nas unidades de saúde no município de Camaçari, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, esclarece que, no Brasil, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente aos estados um grande número de vacinas contra diversas doenças graves.

As vacinas que compõem o calendário básico de vacinação são distribuídas aos municípios de acordo com cronograma estabelecido pelos estados, conforme pedido realizado pelas secretarias municipais de saúde de todo o país.

A Secretaria de Saúde de Camaçari cumpre rigorosamente, todos os meses, a efetivação dos pedidos junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. O fornecimento dessas vacinas, por parte do Estado, ocorre de forma regular, exceto para os casos de desabastecimento, no estoque estadual, desses imunobiológicos como ocorreu com a vacina contra tuberculose BCG nos últimos meses. Contudo, atualmente, o abastecimento dessa vacina encontra-se regularizado e a mesma está disponível no Hospital Geral de Camaçari e em 26 salas de vacina, nas seguintes Unidades de Saúde

Camaçari: Sesau divulga nota sobre regularização de vacina 2

listadas abaixo:

USF PONTO CERTO
USF JARDIM LIMOEIRO
USF NOVO HORIZONTE
USF NOVA VITÓRIA
USF GLEBA B
UBS GRAVATÁ
USF PHOC CAIC
UBS GLEBA E
USF FONTE DA CAIXA
USF FONTE DAS ÁGUAS
UBS CAMAÇARI DE DENTRO
USF FICAM II
USF PARQUE DAS MANGABAS
USF PARAFUSO
HOSPITAL GERAL DE CAMAÇARI

NA ORLA:

UBS MONTE GORDO
USF BURIS DE ABRANTES
USF CAMINHO DO MAR
USF AREIAS
UBS VILA DE ABRANTES
USF BARRA DO POJUCA
USF JAUÁ
USF BARRA DE JACUÍPE
UBS AREMBEPE
USF CACHOEIRINHA
USF CAJAZEIRAS
USF MACHADINHO

Essa estratégia de distribuição para vacina BCG foi adotada para otimizar o uso das doses disponíveis em cada embalagem, pois o tempo de utilização dessa vacina após abertura do frasco é de até 6 horas. Concentrando o atendimento nas unidades acima, evita-se a perda de doses.

Salienta-se que o soro antirrábico, utilizado na profilaxia da raiva, encontra-se em desabastecimento nacional em virtude de suspensão da produção por parte do laboratório responsável produtor.

As demais vacinas de rotina que compõem o calendário básico estão disponíveis nas salas de vacina em funcionamento.