Camaçari ganha Complexo Senai Cimatec Park

Com proposta de dar suporte ao desenvolvimento e à inovação da indústria, foi inaugurado, na tarde desta segunda-feira (11/11), o Senai Cimatec (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) Park, antigo Cimatec Industrial. Localizado na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, o complexo possui infraestrutura diferenciada para atender necessidades nas áreas de Automação, Conformação e União de Materiais, Química, Mineração, Fármacos, Biotecnologia e Construção Civil.

Instalado numa área total de 4 milhões de metros quadrados no Polo Industrial de Camaçari, a
primeira fase compreende uma área de 62 mil metros quadrados, com praticamente todos os 10 galpões de inovação ocupados, que vão abrigar laboratórios de testes de produtos em escala natural, produção e protótipos, montagem de plantas-piloto industriais, infraestrutura para pesquisas e ensaios em atividades de alto risco e 1 prédio administrativo. Tudo voltado para as demandas industriais que requerem condições de controle e operação especiais, aliando pesquisa, desenvolvimento e testes de produtos e modelos inovadores.

Segundo Leone Andrade, diretor de Tecnologia do Senai Cimatec, já foram investidos R$ 87 milhões, valor bancado com o empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica Social (BNDES), e suporte do Senai Nacional e do Senai da Bahia. “Esta primeira etapa representa 1,5% do que se pretende ser construído no terreno. É um projeto de 30 anos, com cenários diferentes para as próximas décadas, a depender dos rumos da economia a de própria indústria”, afirmou Andrade.

O moderno complexo de inovação industrial, que é uma expansão dos limites da atuação do Senai Cimatec, em Salvador (em Piatã, Avenida Orlando Gomes), abre as portas com planos de ampliação, com perspectiva de atender até 2020 cerca de mil técnicos e engenheiros no complexo.

Para o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, com a implantação do Cimatec, a cidade crescerá de forma surpreendente, fortalecendo e gerando emprego e renda para os munícipes. “A implantação do Senai Cimatec Park vai dar sustentabilidade à Ford e ao Polo Industrial, e atrair empresas que atuam no ramo da tecnologia e informática. Acredito que o parque vai ser de grande contribuição para fortalecer Camaçari e será um marco para a Bahia e para o Brasil, inclusive para o reconhecimento internacional do País em desenvolvimento tecnológico. A existência de centros como esse é o que garante o desenvolvimento industrial e, principalmente, a boa formação dos nossos jovens”, concluiu o gestor municipal.

Presente na inauguração do complexo, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, definiu o Senai Cimatec Park como um projeto ambicioso. “Temos que ter uma única ideologia, a ideologia do compromisso com a geração de emprego, com a superação da crise e o bem-estar social, e o Centro não vai só beneficiar o município de Camaçari, mas vai ter relevância para a Bahia e de maneira especial também para Salvador, com uma estrutura de excelência e referência para construirmos o futuro do nosso Brasil”, disse, parabenizando os trabalhos importantíssimos que o prefeito Elinaldo Araújo vem realizando na gestão de Camaçari.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, diz que o parque tecnológico “é o elemento que faltava para que a Bahia e o Brasil pudessem se preparar para desenvolver novas alternativas, seja no campo das energias renováveis e de outras tantas inovações que fazem parte da dinâmica do setor industrial”.

Com foco na sustentabilidade, o plano diretor do projeto foi elaborado com base em princípios ‘verdes’ de construção. Os galpões industriais aproveitam luz e ventilação natural e a área conta com o sistema de captação de chuvas, que são armazenadas em tanques para utilização no próprio centro tecnológico. O terreno também conta com um processo parcial de reflorestamento, com o objetivo de se criar um parque ecológico dentro do complexo.

O evento ainda contou com a participação do governador da Bahia, Rui Costa, o vice-governador da Bahia, João Leão, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, além de autoridades militares, políticas e de representantes do setor industrial de todo o país.

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!