Início Camaçari Cadastramento SUS: Secretaria de Saúde de Camaçari esclarece que cartão não será...

Cadastramento SUS: Secretaria de Saúde de Camaçari esclarece que cartão não será cancelado

Cadastramento SUS: Secretaria de Saúde de Camaçari esclarece que cartão não será cancelado 1

Nesta semana, a população de Camaçari ficou em alerta sobre o cadastramento dos usuários do SUS, pois a orientação era de que todos deveriam fazer o cadastro, até mesmo quem possui plano de saúde. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Município vem esclarecer algumas dúvidas sobre o processo e afirma que o cartão do SUS não será cancelado e que os usuários não necessitam ir até os postos agora.

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMAÇARI SOBRE CADASTRAMENTO DE USUÁRIOS SUS

Com o objetivo de tranquilizar a população sobre o cadastramento de usuários SUS no município, e retificar algumas informações divulgadas anteriormente, o Secretário de Saúde de Camaçari esclarece que:

– O que está ocorrendo no momento não é o recadastramento do cartão SUS conforme informado anteriormente. Mas, a vinculação do usuário a unidade de saúde de referência para seu atendimento.

– Não haverá o cancelamento do cartão SUS ficando o usuário impossibilitado de acesso aos serviços conforme veiculado em anúncios da televisão.

– Esse cadastramento de usuários, vinculando a unidade de saúde de referência, já está sendo feito pelos agentes comunitários de saúde desde janeiro. Onde a meta do município são 224 mil usuários vinculados e já foram cadastrados 167 mil. A Sesau prevê que esse índice seja atingido ainda este mês de setembro.

– Os usuários que não recebem a visita dos agentes comunitários de saúde podem se tranquilizar que seu cartão SUS não será cancelado. E não precisam procurar a unidade de saúde neste momento, como tem sido convocado noutros municípios à exemplo de Salvador.

– Se este usuário não for vinculado à unidade de saúde de referência neste momento, ele será quando precisar ir na unidade de saúde sem nenhum problema ou impedimento independente de ser antes ou depois de 30 de setembro.

– Esse cadastramento dos usuários vinculando às unidades de saúde está ocorrendo atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde a forma de transferência de recursos do Ministério para a Atenção Básica.

– Todos os agentes comunitários de saúde receberam um tablet para realizarem esse cadastramento de forma mais ágil e célere de forma que os usuários fiquem tranquilos sem a necessidade de irem neste momento às unidades de saúde se cadastrarem.