Início Brasil Brasileiros foram ao Google saber se poderiam beber álcool após a vacinação:...

Brasileiros foram ao Google saber se poderiam beber álcool após a vacinação: veja pesquisa

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE
Crédito da Foto: Pixabay

Que o ano de 2021 foi marcado por incertezas, todo mundo pode confirmar. Porém, a dúvida maior dos brasileiros foi, no mínimo, interessante: “pode beber depois da vacina?”. Esta foi a frase interrogativa mais buscada no Google durante o ano desde 17 de janeiro, data em que teve início a imunização no Brasil.

O interesse em beber foi tão grande que a frase foi 36% mais pesquisada que a segunda dúvida mais popular sobre o imunizante: “qual a melhor vacina?”. A descoberta foi feita em um levantamento da plataforma de Buscas para o G1 sobre as buscas mais realizadas desde o início da campanha de imunização no Brasil.

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

VACINA

O Google classificou 100 frases mais pesquisadas em algumas categorias e identificou que 44 delas estavam relacionadas a aspectos práticos da vacinação, incluindo “onde tomar vacina?” ou “quando vou ser vacinado?”. Em seguida, as pessoas queriam saber as regras para se vacinar, com questões como “o que é comorbidade?” e “quem teve covid pode tomar vacina?”.

A terceira categoria mais frequente inclui termos sobre o andamento da campanha no Brasil (“como está a vacinação no brasil”) e sobre as vacinas disponíveis (“quais são as vacinas do Covid”). O cadastro para receber o imunizante reuniu 11 das 100 perguntas mais pesquisadas e continha termos que pouco pareciam relacionados com a imunização, como “o que é logradouro” – termo usado para pedir o endereço dos cidadãos, como “rua” ou “avenida”.

Por fim, a quinta categoria com mais dúvidas estava relacionada com as possíveis reações à vacina, com nove perguntas dentre as 100 mais pesquisadas. As pessoas queriam saber “o que tomar para reação da vacina” e “dor no braço vacina Pfizer o que fazer”.

Em 2021, as consultas por “comorbidade” cresceram 730% na comparação com 2020, enquanto as consultas por “puérperas” subiram 65%. Já as por “logradouro” cresceram 36% e as por “imunossuprimidos”, 33%.

O QUE É?

Em outro levantamento, dessa vez feito pelo BuzzFeed, outras perguntas não relacionadas a vacinação e sim sobre termos curiosos foram listadas. A primeira delas foi “o que é cringe?”, gíria que tomou conta das redes sociais durante o ano.

Em segundo lugar ficou a dúvida sobre “o que é basculho?”, por conta da briga entre os participantes Gil e Pocah no BBB 2021. Depois, apareceu a pergunta “o que aconteceu com o WhatsApp” no dia em que todas as redes sociais pararam de funcionar.

A morte de Marília Mendonça também foi um fator importante. “O que é politraumatismo”, causa de morte da cantora, ficou em quarto na lista de perguntas. Em quinto, um termo ainda mais diferente: “o que é gelontologia?”, perguntaram os internautas. O pico de acessos foi durante o programa Domingo Legal, do SBT, que fez o mesmo questionamento em um game.