Início Saúde Brasil confirma oito casos de coronavírus; São Paulo, Rio de Janeiro e...

Brasil confirma oito casos de coronavírus; São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm registros

Brasil confirma oito casos de coronavírus; São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm registros 1
Foto: reprodução/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (5/3), que o Brasil tem cinco novos casos de coronavírus confirmados, totalizando oito. Destes, seis são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. As informações foram atualizadas, hoje, com dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

Em entrevista coletiva transmitida ao vivo pelo site e redes sociais do ministério, o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, fizeram considerações a respeito do vírus.

Oliveira informou que um dos novos casos é parente do primeiro confirmado, um homem de 61 anos que retornou da Itália. Ele e mais de 30 pessoas participaram de um churrasco promovido pelo idoso.

O secretário ressaltou, ainda, que todos os que tiveram a suspeita do coronavírus confirmada, no Brasil, têm histórico de viagem ao exterior ou tiveram contato com algum outro caso confirmado.

Foi explicado, na oportunidade, que o Brasil não tem transmissão comunitária (quando não é possível detectar de onde veio a transmissão). O país tem apenas transmissão local, quando é possível relacionar de quem veio o contato. A informação, entretanto, precisa ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), após notificação do ministério.

Confira abaixo os TIPOS DE TRANSMISSÕES estabelecidos pela OMS:

– Transmissão comunitária é evidenciada pela incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos, ou pelo aumento de testes positivos através de amostras de sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos);

– Transmissão local indica locais onde a fonte de infecção está dentro do local do relatório;

– Casos importados indicam apenas locais onde todos os casos foram adquiridos fora do local do relatório;

– Sob investigação indica locais onde o tipo de transmissão não foi determinado para nenhum caso;

Veja, também, os países monitorados pelo Brasil e, em seguida, a entrevista completa:

Brasil confirma oito casos de coronavírus; São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm registros 2

ENTREVISTA COM OS SECRETÁRIOS:

#AoVivo – Ministério da Saúde atualiza situação sobre o coronavírus

#AoVivo – Ministério da Saúde atualiza situação sobre o coronavírus

Posted by Ministério da Saúde on Thursday, March 5, 2020

CASOS SUSPEITOS
Até a publicação desta matéria, o Brasil havia registrado 636 casos suspeitos do novo coronavírus. A Bahia registrou 66, dos quais 46 foram descartados. Por Aratu On