Início Camaçari Banco de Alimentos arrecada mantimentos no Centro Comercial

Banco de Alimentos arrecada mantimentos no Centro Comercial

Banco de Alimentos arrecada mantimentos no Centro Comercial 1

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Cidadania (Sedes), através do Banco de Alimentos, distribuiu gratuitamente, nesta quinta-feira (26/9), aproximadamente 100 quilos de alimentos arrecadados, para duas associações no município. A doação se deu logo após arrecadação de alimentos da cadeia produtiva que não tem valor comercial, na Feira de Camaçari.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Segurança Alimentar da Sedes, Beatriz Sousa, o banco de alimentos é um dos equipamentos da segurança alimentar e nutricional, que objetiva combater o desperdício de alimentos. “Essa arrecadação de alimentos acontece sistematicamente, duas vezes na semana, no Centro Comercial. Em seguida, nós fazemos a higienização desse material e fazemos doação para instituições cadastradas no banco de alimentos. Atualmente, 26 instituições são atendidas pelo Banco de Alimentos”, explicou.

Ainda de acordo com Beatriz, a doação desta quinta-feira foi feita para duas associações que desenvolvem um trabalho com creches que atendem crianças de 0 a 5 anos. “A arrecadação de hoje, nós trouxemos para a Associação Novo Horizonte e para a Associação Parque Florestal, beneficiando aproximadamente 500 crianças e suas famílias”, salientou.

Criado em setembro de 2007, o Banco de Alimentos de Camaçari é um programa sem fins lucrativos, que visa arrecadar e captar doações de alimentos para distribuir entre a população carente por meio de entidades assistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

Os alimentos são arrecadados junto ao Centro Comercial, maior parceiro, ou através de doações de empresas privadas. Os itens estão fora dos padrões de comercialização, mas dentro do prazo de validade e com grande valor nutricional. Fazem parte das doações verduras, frutas, hortaliças, temperos, cereais, enlatados e iogurtes. Os produtos recebidos são selecionados, separados, processados, embalados e distribuídos. O Banco de Alimentos funciona na antiga Vaca Mecânica, das 8h às 17h, no Centro.