Início E.C. Bahia Bahia enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (29); veja o histórico do confronto

Bahia enfrenta o Ceará nesta quarta-feira (29); veja o histórico do confronto

Com 22 pontos conquistados, o Bahia está na 15ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro

O Bahia volta a entrar em campo nesta quarta-feira (29), às 19h30, contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Com 22 pontos conquistados, o Bahia está na 15ª colocação na tabela. Já o Ceará, ocupa a 19ª posição, com 17 pontos e está com o alerta ligado.

Para a partida, Enderson Moreira não poderá contar com o volante Elton, que levou o terceiro cartão amarelo no último sábado (25), contra o Santos. Elton é titular do Bahia desde o começo do ano, e ao lado de Gregore, forma a dupla de volantes do time. Com a ausência dele, Enderson Moreira tem Edson, Flávio e Nilton como opções para a posição. Para a partida, os pendurados do elenco são Élber, Grolli, Flávio, Júnior Brumado, Nino e Vinicius.

(Foto: Felipe Oliveira / ECBahia)

O árbitro será Dyorgines Jose Padovani de Andrade, do Espírito Santo. Ele será auxiliado por Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antonio Zanotti, também do Espírito Santos.

Confronto nordestino
A história do confronto é antiga e começou em 1938 com um amistoso disputado no Ceará. O Bahia venceu a partida por 4 a 0. De lá para cá foram 59 partidas, com 23 triunfos do Bahia, 16 do Ceará e 20 empates. O Tricolor marcou 77 gols e sofreu 63.

Jogando em Salvador o Esquadrão leva vantagem. Foram 27 jogos com 14 triunfos do Bahia, 10 empates e três do Ceará. O Bahia marcou 38 gols e sofreu 20. Com mando de campo do rival nordestino foram 32 partidas com nove triunfos do Bahia, 10 empates e 13 derrotas. O Tricolor marcou 39 gols e sofreu 43.

Pelo Campeonato Brasileiro foram 16 jogos: sete triunfos do Bahia, contra três do time cearense. Ainda houve seis empates. O Bahia marcou 22 gols e o Ceará marcou 17.

A última partida pelo Brasileirão aconteceu em 2011, quando o Bahia venceu por 2 a 1 jogando no estádio de Pituaçu.