Início Notícias Autos & etc: Palio, Palio e Onix lideram vendas em 2015 na...

Autos & etc: Palio, Palio e Onix lideram vendas em 2015 na Bahia

O irmão maiorAnunciado como o “big brother” do Captur – sem nenhuma relação ao reality show – o Renault Kadjar será apresentado ao público no Salão de Genebra, que ocorre de 5 a 15 de março na Suíça. O Kadjar, que tem as linhas inspiradas em seu “irmão” Captur, usa a mesma arquitetura do Nissan Qhasqai, oitavo modelo mais vendido na Europa em 2014. De acordo com a Renault, o modelo será produzido na Espanha para a comercialização na Europa (onde as vendas começam no segundo semestre) e marcará a produção da marca na China. Não há previsão de importação ou produção do modelo no Brasil. Por aqui, o esperado é uma atualização do Duster no segundo semestre.

História francesa
A França está celebrando até amanhã a história da indústria automotiva na 40º edição do Salão Rétromobile, e uma das atrações deste ano é a comemoração dos 60 anos da DS. Anteriormente uma linha de produtos de luxo da Citroën, a DS agora tem status de marca e, na mostra francesa, destaca o modelo 19 (foto), apresentado em sua configuração original. Com pintura cinza-rosada e teto roxo, seu interior apresenta uma harmonia azul real. Adaptado para ser exportado para a Alemanha, seu painel de bordo se destaca com a presença de um termômetro da água de motor e um rádio FM/LW. O carro é equipado com um motor de 3 mancais, sua caixa de câmbio possui quatro marchas para frente e comando hidráulico.

Vendas nacionais

Além de mais cara, a gasolina brasileira também terá mais etanol em sua mistura. Atualmente, cada litro de gasolina que o consumidor paga já contém 25% de álcool anidro. A nova proposta eleva o percentual para 27%, o que prejudica automóveis movidos apenas a gasolina – principalmente os anteriores a 2003 – e importados. Para os flex o desempenho e funcionamento não serão afetados, no entanto o consumo será maior. O desgaste desses motores também será maior, uma vez que o álcool é mais corrosivo. A medida é uma forma encontrada pelo Governo para subsidiar a indústria sucroalcooleira, que está em crise. Mais uma vez, o consumidor paga a conta.

Já não basta o preço…
O fechamento do primeiro mês do ano revelou que o setor automotivo vive um momento delicado. Mesmo com mais dias úteis em relação a dezembro, o primeiro mês de 2015 encerra com queda de mais de 30% nos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. No comparativo com janeiro de 2014, a queda foi de 18,63%. Em relação aos veículos, o Fiat Palio manteve a liderança nas vendas, com 14.432 unidades emplacadas no primeiro mês do ano. A surpresa foi o Chevrolet Onix, que ocupou o segundo lugar com 13.462 veículos. Na sequência aparecem Fiat Strada (11.202), VW Fox (9.123), Hyundai HB20 (8.962), Fiat Uno (8.588), Ford Ka (8.229), VW Gol (7.866), Chevrolet Prisma (7.772) e Fiat Siena (7.194).

Mercado baiano
No estado, o mais vendido também foi o Fiat Palio, com 790 unidades emplacadas no primeiro mês de 2015. A segunda posição ficou com a Strada, também da Fiat, com 770 unidades. O terceiro foi o Chevrolet Onix, que somou 651 veículos no período. Na sequência aparecem o Hyundai HB20 (499), Fiat Siena (438), VW Fox (429), VW Gol (370), Chevrolet Classic (355), Fiat Uno (352) e Chevrolet Prisma (352). Em relação às motos, a campeã foi a Honda CG 125, que teve 1.798 unidades emplacadas. Outras duas Honda aparecem em seguida: NXR 150 (1.123) e Pop 100 (1.023).

Três cilindros
Depois da Ford e da VW, a Nissan também já produz no Brasil um motor 1 litro três cilindros – a Hyundai e a Kia oferecem esse tipo de propulsor, mas o importa da Coreia do Sul. Derivado do motor HR12, de 1.2 litro, utilizado pela Nissan em vários países, o HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro pela engenharia da empresa no Brasil e no Japão. Com 12 válvulas, o propulsor rende 77 cv de potência e 10 kgfm de torque,  com gasolina e/ou etanol. O novo motor será oferecido no  March e em breve irá equipar também o Versa.

Correio da Bahia