Após enchentes e alagamentos mais de 80 imóveis foram retirados do Jardim Brasília, em Camaçari

Próximo de completar 90 dias de operação nas áreas de risco no bairro Jardim Brasília, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec) faz um balanço do trabalho realizado na comunidade, que consiste na remoção dos imóveis com risco iminente de inundação em períodos chuvosos, os quais, em um quadro de erosão, podem vir a desabar.

A ação tem a proposta de resguardar a vida da população. De acordo com o último levantamento feito pelo órgão, mais de 80 casas foram retiradas nos trechos 8 e 9 do rio, entre as ruas Camamu e da Ciclovia. Todas famílias que foram realocadas, são acompanhadas por uma equipe socioassistencial da prefeitura e são contempladas na maioria, com o auxílio aluguel.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, faz uma avaliação das intervenções realizadas no Jardim Brasília. “Esse trabalho é de extrema importância, pois o local é considerado área de risco, devido à complexidade da moradia no entorno do rio. Já tivemos diversos alagamentos e enchentes, como no dia 21 de abril, quando choveu 268 milímetros e ocorreu uma inundação. Todo esse esforço vai fazer com que as pessoas não sofram mais no período de chuva”, pontuou.

Para a gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, essa é “uma ação importante e muito positiva, de garantia de vida das pessoas que ali vivem. O trabalho está sendo realizado em conjunto com diversas secretarias, no sentido de dialogar com os munícipes e encaminhá-los para os serviços necessários”, explicou.

Botão Voltar ao topo