Início Destaque Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o...

Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda

Fechados desde março em razão da pandemia do novo coronavírus, os shoppings centers de Salvador voltarão a funcionar nesta sexta-feira (24) com uma realidade completamente diferente e os frequentadores assíduos terão que se adaptar a novas regras que vão desde a alteração no horário de funcionamento – de segunda a sábado das 12h às 20h – a redução das vagas de estacionamento.

Além das medidas obrigatórias apresentadas pelo prefeito ACM Neto, os centros de compras da capital baiana promoveram outras mudanças a fim de evitar aglomeração de pessoas e a transmissão do vírus, como: sinalização de distanciamento no piso, instalação de tapetes de sanitização nas entradas e de câmeras que monitoram a temperatura dos clientes e até a importação de uma tecnologia alemã que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes que impedem a propagação não só do coronavírus, mas de qualquer tipo de vírus.

Shopping da Bahia
Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 1

O shopping funcionará de segunda a sábado, entre 12h e 20h. Em todas as lojas, haverá informação nas vitrines sobre a quantidade máxima de clientes por loja e os estacionamentos serão adaptados para funcionar com 50% de sua capacidade, tíquetes emitidos sem contato físico e o pagamento da taxa poderá ser feito através do celular no site www.shoppingdabahia.com.br. Os elevadores também terão capacidade reduzida para 30%.

De acordo com a administração do centro de compras, a praça de alimentação passará por mudanças e, num primeiro momento, funcionará exclusivamente no sistema delivery e take away, com os clientes retirando pedidos para consumir fora do espaço.

O shopping também instalou proteções de acrílico em pontos de atendimento presencial ao cliente, além de divisórias entre os Caixas de Banco 24h.

Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 2

Além disso, foi instalada sinalização com direcionamento de fluxo para escadas fixas, evitando assim aglomeração, e escadas rolantes, com indicação de 1 pessoa a cada 3 degraus. Já os banheiros passam a ter comunicação com foco na lavagem correta das mãos e marcações no piso, orientação sobre o distanciamento mínimo de 1,5m por pessoa em filas.

Ainda segundo a administração, o shopping realizou uma higienização completa em todas as suas áreas, e reforçou os pontos de uso de álcool em gel 70% com dispensers e totens com acionamento com o pé.

Também haverá medição de temperatura obrigatória para todos que acessarem o shopping, em 12 pontos diferentes.

Shopping Bela Vista
Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 3

Entre as medidas de saúde e segurança adotadas pelo Bela Vista está a importação da tecnologia da Alemanha que emite raios UVs nos corrimãos das escadas rolantes, o que impede a propagação não só do coronavírus, mas de qualquer tipo de vírus. O Dispositivo Ultra UV para corrimão irradia luz ultravioleta com ação germicida e esterilizadora a uma curta distância do corrimão, agindo diretamente no material genético de bactérias e vírus, inclusive da Covid-19.

“Investimos mais de R$ 300 mil nas preparações e trouxemos o que há de melhor em tecnologia do mercado internacional para o shopping. Estamos prontos para receber os clientes com toda a segurança que o momento exige”, assegura Vaneilton Almeida, Superintendente do Shopping Bela Vista.

Além disso, foram instalados 130 totens de álcool em gel em diversos pontos – sendo 30 por pedal, para que não haja contato com o equipamento – além de câmeras termográficas que monitoram a temperatura dos clientes em tempo real (aquele que tiver mais de 37,5° será abordado pela equipe de segurança), tapetes de sanitização nas entradas e sensor para obter os tickets de estacionamento, não precisando mais apertar o

Será proibida a utilização de bancos, limitação de usuários simultâneos nos sanitários e fraldários. Já as operações de comercialização de alimentos e bebidas funcionarão com restrições, incluindo o fechamento da Praça de Alimentação, sendo permitido apenas o serviço de delivery ou take away [retirada no local]. Nos elevadores, só permitido o acesso de quatro pessoas por vez. Nos estacionamentos, o número de vagas será limitado a 50% da capacidade.

A ação Drive Thru será mantida, dentro do horário já estabelecido pelo Decreto Municipal, de segunda a sábado, das 12h às 20h.

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping
Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 4

Os shoppings instalaram sensores que liberam o cartão de estacionamento sem a necessidade de toque. Já as vagas dos estacionamentos foram sinalizadas respeitando o distanciamento. Além disso, está sendo realizada a desinfecção total dos cartões de estacionamento. De acordo com a administração dos empreendimentos, será estimulado o pagamento via dispositivo móvel, ou seja, pelo smartphone e os guichês de pagamento serão desativados. Os estacionamentos vão reduzir a capacidade em 50%. Os shoppings vão adequar e monitorar a capacidade de público, que vai restringir a uma pessoa a cada 9m² nas áreas comuns e, no caso das lojas, uma pessoa a cada 5m².

Além disso, foram implantadas outras ações, como: intensificação de limpeza nas áreas comuns, nos sistemas de ar-condicionado e banheiros, onde foram bloqueados espaços garantindo o distanciamento, foram instalados de tapetes que fazem a desinfecção nos calçados nos acessos. Nos dois shoppings estão disponíveis mais de 300 pontos de álcool em gel. O empréstimo de carrinhos de bebê e pets serão suspensos temporariamente, os fraldários e Espaços Família serão higienizados antes e após cada utilização, além de estabelecer capacidade máxima de ocupação e controle de fluxo. O empréstimo de cadeiras de rodas será mantido com a sanitização a cada uso.

Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 5

As escadas rolantes estão sinalizadas indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool em gel estão disponíveis nos acessos à escada. As escadas fixas receberam sinalização orientando sobre o fluxo de pessoas; Pulverização com produto com poder de desinfecção que atinge 99,9% de eficácia por 72 horas; Testagem para Covid-19 em todos os funcionários e terceirizados; Aquisição de aplicativo para monitoramento diário da saúde dos colaboradores.

Nos dois shoppings, serão mantidos os serviços de drive thru, delivery .

Shopping Barra

O centro de compras retomará parcialmente suas atividades com horário de funcionamento restrito, das 12h às 20h, de segunda a sábado.

“Durante os mais de 100 dias em que o Barra permaneceu fechado, não ficamos parados. Nos preparamos e agora vamos voltar com toda a segurança que o cenário exige. Esse retorno foi planejado de forma minuciosa, visando a segurança e o bem estar dos visitantes, empreendedores e colaboradores”, destaca Naildo Macedo, superintendente do Shopping Barra.

Nesta primeira fase, o acesso às lojas será restrito; nos elevadores haverá também um limite do número de pessoas; nas escadas rolantes será necessário respeitar a distância de três degraus entre uma pessoa e outra; assim como no mall ou na fila dos caixas, haverá uma sinalização no piso para o fluxo de ida e vinda, mantendo o distanciamento mínimo estipulado; entre outras medidas.

Nas cancelas do estacionamento serão emitidas mensagens educativas sobre prevenção à Covid-19. A Praça de Alimentação e os restaurantes estarão atendendo apenas pedidos com entrega por delivery e take away.

Os clientes continuam com a opção de fazer os pedidos online escolhendo a opção de receber os produtos pelo serviço de drive thru, que funciona no estacionamento G2.

Shopping Itaigara
Após 4 meses fechados, shoppings de Salvador reabrem nesta sexta-feira; veja o que muda 6

O Shopping Itaigara também vai funcionar com horário restrito, de segunda a sábado, das 12h às 20h. O empreendimento desenvolveu uma série de intervenções nos seus espaços físicos, que vão vigorar por tempo indeterminado, como: higienização dos tapetes de acesso com o pulverizador; equipamentos de álcool 70% em diversos locais do shopping; uso de máscara obrigatório; higiene constante do ar-condicionado; sanitização das superfícies; limpeza intensificada dos botões dos elevadores, de escada rolante e corrimão, do totem de pagamento e dos caixas 24h; marcações de piso com sinalização de distanciamento social; campanha de conscientização sobre prevenção

“Passamos cada dia desse período de suspensão das atividades planejando a retomada. O trabalho não parou. Buscamos todos os instrumentos para garantir que o nosso cliente, o nosso lojista e os colaboradores que trabalham no shopping possam se sentir seguros novamente”, afirmou o superintendente do Shopping Itaigara, André Podhorodeski.

O shopping também seguirá com o sistema de compras drive thru.

Center Lapa

O empreendimento também seguirá o horário estabelecido pela prefeitura, das 12h às 20h, e vai adotar diversas medidas de combate ao novo coronavírus, como: Controle da circulação de pessoas simultaneamente; realização de testagem sorológica em todos os colaboradores da administração e terceiros; medição da temperatura de todos os funcionários, lojistas, fornecedores e visitantes no acesso ao shopping pelas portarias e estacionamento. Será vedada a entrada de pessoas com temperatura igual ou superior aos 37,8.

Além disso, estão temporariamente suspensos todos os eventos e promoções que possam gerar aglomeração. Já as ações de drive-thru, delivery e vitrine virtual continuaram funcionado.

De acordo com a administração do centro de compras, será feita a limpeza completa do ar condicionado antes da reabertura e manutenção durante o funcionamento, haverá demarcação do piso, com distanciamento de 1,5m nas filas de caixas eletrônicos, elevadores, escadas rolantes, banheiros e reforço nos procedimentos de limpeza das áreas comuns, corrimões, escadas rolantes, elevadores e banheiros. Será também disponibilizado álcool antisséptico 70% em diversos pontos do shopping, incluído portarias de acesso, elevadores, corredores, banheiros e praça de alimentação. Já os bancos, lounges, cadeiras da praça de alimentação e cafés serão retirados.

Shopping Paralela

A administração do empreendimento informou que foi realizado treinamento com toda a equipe sobre os protocolos de atendimento, limpeza e higienização para segurança de colaboradores e clientes. Além disso, será reforçada a limpeza de todos os pontos de contato do cliente e instalamos adesivos sinalizando e orientando sobre o distanciamento social.

Totens de álcool em gel foram distribuídos em 26 pontos estratégicos do estabelecimento para uso do cliente. Os elevadores e banheiro também têm pontos de álcool em gel.

Os restaurantes vão operar nas duas modalidades de vendas autorizadas.

Além das medidas preventivas determinadas, o shopping realiza sanitizações do mal; os equipamentos de ar-condicionado têm filtros especiais; é feita aferição de temperatura e testagem de todos de todos os times orgânicos, terceiros e lojistas. A comunicação também foi reforçada para lembrar os cuidados necessários de combate ao novo coronavírus.

O centro de compras disse ainda que foram instaladas sinalizações verticais, totens eletrônicos e físicos, e horizontais, como adesivos no piso.

Shopping Piedade

De acordo com o empreendimento, a sinalização referente a distanciamento, dispositivos de álcool gel 70% e demais recomendações estabelecidas já estão instaladas. Assim como todos os equipamentos necessários já foram adquiridos, bem como as rotinas de limpeza e controles de acesso já estabelecidas.

Além disso, o Shopping Piedade vem realizando treinamentos periódicos com toda a equipe de funcionários sobre cuidados e prevenção ao Covid-19.

Com informações do BNews