Início Tecnologia Ao menos 86 mil brasileiros já caíram no golpe do “cupom do...

Ao menos 86 mil brasileiros já caíram no golpe do “cupom do iFood” no Whatsapp

Empresa investiga origem para tomar medidas cabíveis

Foto: Reprodução

Um novo golpe circula pelo Whatsapp e, segundo a empresa de segurança digital PSafe, cerca de 48 mil usuários já foram atingidos em 48h. O golpe agora oferece cupom de R$ 100 pelo suposto aniversário da empresa de entrega de alimentos iFood.

O número de vítimas pode ser ainda maior, pois a empresa só conseguiu identificar as ameaças entre os usuários. Somando quem não utiliza nenhum serviço de proteção online, o número pode crescer.

Ao clicar no link, a vítima é direcionada à uma pesquisa onde deve responder as perguntas: “Conhece o funcionamento do iFood?”; “Possui o aplicativo instalado no seu smartphone?”; “Indicaria o iFood para amigos e familiares?”.

Em seguida a vítima, que a essa altura já esperando seu cupom de R$ 100 para gastar em alimentos, é encaminhada a outra página onde é incentivado a compartilhar o link com outros amigos, o que faz o golpe tomar proporções cada vez maiores.

O iFood esclareceu que a mensagem é falsa e recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode ser prejudicial ao aparelho e a integridade dos usuários. A empresa afirma que está apurando os criadores do golpe e tomará as medidas cabíveis.