Início Camaçari “Antes do Arrasta – pé, Passe no Hemoba” Unidade de Camaçari realiza...

“Antes do Arrasta – pé, Passe no Hemoba” Unidade de Camaçari realiza campanha Junho Vermelho

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

A Unidade de Coleta e Transfusão de Camaçari (UCT – Camaçari) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), dentro da campanha Junho Vermelho, alerta para a necessidade de manter o nível adequado do banco de sangue durante os festejos juninos. Atualmente, os tipos sanguíneos com estoque crítico na UCT Camaçari são o A+, B+ e O-.

ATENÇÃO: Nunca pague nenhum valor para participar de um processo seletivo. Não compre cursos, apostilas ou serviços que prometam participação em seleção ou contratação para uma vaga. E jamais informe dados bancários, de cartão ou envie documentos por e-mail ou através de sites que não conheça. Nosso site não se responsabiliza por qualquer tipo de pagamento efetuado.

O crescimento do número de acidentes nas estradas, bem como dos casos de queimaduras graves no período, e a alta incidência de infecções respiratórias no período de chuvas estão entre algumas das causas que comprometem o equilíbrio do banco de sangue, aliada à diminuição das doações durante o mês festivo. Mediante apresentação de qualquer documento original com foto, emitido por órgão oficial com validade em todo o território nacional, a doação de sangue pode ser feita por pessoas entre 16 e 69 anos incompletos, desde que os menores de 18 anos estejam acompanhados pelo responsável legal, e que os maiores de 60 já tenham feito, pelo menos, uma doação antes de completar 60 anos de idade.

Quanto ao estado de saúde, é preciso não apresentar sintomas virais. Vacinados contra a gripe ou Covid-19 com a CoronaVac, devem aguardar 48h para realizar a doação. Nos casos dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, deve-se aguardar o período de sete dias. O doador precisa pesar mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, evitando ingestão de alimentos gordurosos três horas antes da doação, não fumar durante duas horas antes no mínimo, e não ingerir bebida alcoólica 12h antes do procedimento.

Grávidas ou lactantes são proibidas de fazerem doações de sangue, bem como tatuados há menos de 12 meses. Procedimentos endoscópicos nos últimos seis meses também impedem a doação. São impedimentos definitivos para a doação ter tido Hepatite após os 11 anos, ser usuário de drogas injetáveis e possuir evidência clínica ou laboratorial para doenças transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II, Doença de Chagas ou Sífilis.

Para realizar o procedimento, o doador pode comparecer após o agendamento ou ser atendido por ordem de chegada. O número para agendar é o (71) 3644-4252, e a UCT do Hemoba em Camaçari fica na avenida Jorge Amado, s/n, Jardim Limoeiro, anexo ao Hospital Geral.

Excepcionalmente nesta semana do São João a UCT terá expediente até quinta-feira (23/6), das 8h às 13h. O funcionamento regular será retomado a partir de 27/6, acontecendo às segundas das 13h às 16h, às terças, quartas e quintas das 8h às 12h e das 13h às 16h, e às sextas das 13h às 16h. A campanha Junho Vermelho é uma alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14/6.