Início Tecnologia Anatel vai bloquear celulares irregulares em regiões do Brasil

Anatel vai bloquear celulares irregulares em regiões do Brasil

Por Tecmundo

Anatel vai bloquear celulares irregulares em regiões do Brasil 1
Para saber se o seu celular está legalizado, é possível consultar a situação no site da Anatel. (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar a enviar mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares irregulares a partir da próxima segunda-feira (07) para vários estados das regiões Nordeste, Sudeste e Norte.

Moradores de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima serão notificados caso se enquadrem nas atuais regras para uso de dispositivos móveis — e apenas aparelhos irregulares habilitados em operadoras a partir desta data receberão o recado, sem afetar os já comprados anteriormente.

Anatel vai bloquear celulares irregulares em regiões do Brasil 2

e depois?

A segunda fase da operação da Anatel é bloquear esses dispositivos em 24 de março de 2019, 75 dias após o início do envio das mensagens. O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho, além de aparelhos com o IMEI irregular, enquadrando-se na Lei 9.472.

O bloqueio já está em andamento nos seguintes estados: Distrito Federal, Goiás, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Segundo a agência, caso você receba a mensagem, é preciso “procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor”.

Para saber se o seu celular está legalizado, é possível consultar a situação no site da Anatel.