Aluno da UFRB é acusado de racismo por recusar documento de docente negra
Um aluno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), localizada em Cruz das Almas, a 150 km de Salvador, está sendo acusado de racismo após recusar receber um material da mão de uma professora negra. O episódio foi registrado por alunos na noite desta segunda-feira, durante uma aula da disciplina História do Brasil Império.
Vídeos gravados por estudantes mostram que o aluno não aceitou receber um papel da mão da professora. Ela insistiu, mas ele repetidas vezes pediu que ela colocasse o material sobre uma mesa para recolhê-lo em seguida. Logo depois, outra docente, que se identificou como coordenadora de um curso da universidade, pediu que o aluno se retirasse da sala de aula após a professora alegar que não se sentia confortável em continuar com a atividade na presença dele.
O estudante Vinicius Cerqueira, que presenciou o caso, disse que essa não foi a primeira vez que o aluno teve atitudes racistas no ambiente acadêmico.
“Ele já teve problemas com a instituição por conta das suas atitudes racistas. Ele demonstrava o preconceito muitas vezes de forma velada. Em outras aulas observamos que ele não pegava qualquer tipo de documento da mão de pessoas negras sendo elas discentes ou docentes. Ontem foi o estopim”, relatou.
Procurada, a assessoria da UFRB informou que aguarda o fim de uma reunião entre representantes da instituição para emitir um posicionamento oficial sobre o caso. O Extra também tentou entrar em contato com a professora vítima de racismo, mas ainda não obteve retorno.
por Extra
Você precisa fazer login para comentar.