Início Saúde Alimentos mal lavados podem conter bactéria que causa câncer no estômago

Alimentos mal lavados podem conter bactéria que causa câncer no estômago

Transmissão ocorre pelo contato de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas

Alimentos mal lavados podem conter bactéria que causa câncer no estômago 1
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com a rotina agitada ou quando bate aquela preguiça de fazer o almoço, somos levados a escolher as opções que são mais práticas. Porém, é preciso se atentar ao cuidados com a limpeza dos alimentos, tanto os consumidos na rua quanto em casa. A falta de higienização na hora de preparar as refeições pode ser fatal e provocar os surgimento de doenças e bactérias, como o caso da H. pilory.

Ao Varela Notícias, o Médico gastroenterologista, coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Cárdio Pulmonar, Allan Rêgo explicou as principais causas que provocam a bactéria no organismo.

H. pilory, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que infecta a mucosa do estômago dos humanos e pode ser transmitida em alimentos que não foram bem lavados. ” A transmissão acontece especialmente pelo contato de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas, portanto, a higiene da água e dos alimentos é a melhor maneira de prevenir a infecção”, disse o especialista.

A infecção pode provocar gastrite, úlcera e câncer gástrico. O gastroenterologista explica que pessoas que tem gastrite decorrente da H. pilory não desenvolve os sintomas, contudo, as principais manifestações são dores abdominais, náuseas e vômitos.

A bactéria pode ser diagnosticada por meio de pesquisa no sangue, teste respiratório, pesquisa de antígenos do H. pilory nas fezes ou pelo EDA- Endoscopia Digestiva Alta, que possibilita colher fragmentos da mucosa gástrica para estudo.

Em Salvador, para realizar o atendimento e o exame, o paciente deve ter em mãos a solicitação passada pelo médico, para posteriormente realizar a marcação em uma das unidades da rede. A Secretaria Municipal da Saúde oferece mensalmente 800 vagas.

Nas farmácias das unidades de saúde é possível encontrar gratuitamente a Claritromicina 500mg, Amoxicilina 500mg e Omeprazol 20mg, para o tratamento da H. Pylori.