Início Saúde Alimentos mal lavados podem conter bactéria que causa câncer no estômago

Alimentos mal lavados podem conter bactéria que causa câncer no estômago

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Transmissão ocorre pelo contato de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com a rotina agitada ou quando bate aquela preguiça de fazer o almoço, somos levados a escolher as opções que são mais práticas. Porém, é preciso se atentar ao cuidados com a limpeza dos alimentos, tanto os consumidos na rua quanto em casa. A falta de higienização na hora de preparar as refeições pode ser fatal e provocar os surgimento de doenças e bactérias, como o caso da H. pilory.

Ao Varela Notícias, o Médico gastroenterologista, coordenador do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Cárdio Pulmonar, Allan Rêgo explicou as principais causas que provocam a bactéria no organismo.

H. pilory, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que infecta a mucosa do estômago dos humanos e pode ser transmitida em alimentos que não foram bem lavados. ” A transmissão acontece especialmente pelo contato de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas, portanto, a higiene da água e dos alimentos é a melhor maneira de prevenir a infecção”, disse o especialista.

A infecção pode provocar gastrite, úlcera e câncer gástrico. O gastroenterologista explica que pessoas que tem gastrite decorrente da H. pilory não desenvolve os sintomas, contudo, as principais manifestações são dores abdominais, náuseas e vômitos.

A bactéria pode ser diagnosticada por meio de pesquisa no sangue, teste respiratório, pesquisa de antígenos do H. pilory nas fezes ou pelo EDA- Endoscopia Digestiva Alta, que possibilita colher fragmentos da mucosa gástrica para estudo.

Em Salvador, para realizar o atendimento e o exame, o paciente deve ter em mãos a solicitação passada pelo médico, para posteriormente realizar a marcação em uma das unidades da rede. A Secretaria Municipal da Saúde oferece mensalmente 800 vagas.

Nas farmácias das unidades de saúde é possível encontrar gratuitamente a Claritromicina 500mg, Amoxicilina 500mg e Omeprazol 20mg, para o tratamento da H. Pylori.