Início Camaçari Agricultura limpa é comercializada na feirinha do Centro Administrativo de Camaçari

Agricultura limpa é comercializada na feirinha do Centro Administrativo de Camaçari

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Por Portal Abrantes

Alimentos sem nenhum tipo de produtos químicos podem ser encontrados na feirinha que acontece todas as quintas-feiras no pátio da Prefeitura de Camaçari. Através do projeto Fulo AgroEcologia diversos alimentos e bebidas naturais são comercializadas no local.

A feira que já existe a cerca de 30 anos recebe agricultores do município e muitos são moradores da orla que produzem o seu próprio produto e outros compram da CEASA (Centro de Abastecimento da Bahia) para revender. “Nossa ideia é difundir agricultura limpa, fomentar a agroecologia respeitando o meio ambiente e as pessoas, buscando produzir alimentos sem agrotóxicos, preservando as nascentes, as matas, a biodiversidade e as culturais das localidades”, destacou o agricultor Diego Ariel.

Nascido em Camaçari, morador do São Vicente, Diego que faz parte do Projeto ‘Fulo’ tenta despertar a consciência dos agricultores, mas destaca que as dificuldades existem e atrapalham o processo. “É difícil ter acesso a créditos rurais, é difícil conseguir escoar os produtos devido à concorrência com alimentos que são verdadeiros venenos fabricados pela agroindústria”.

Em relação à atuação da secretaria de Agricultura e Pesca Diego opina que ainda é muito pouco. “É um trabalho de formiga com pequenos agricultores, porém ela ainda não tem a força que precisa, é preciso ter uma atenção maior com a agricultura, pois não só produzimos alimentos, mas sim saúde e se conseguíssemos de forma política incentivar a agricultura sairíamos de um polo industrial para um polo de agricultura”.

Sobre a ocupação de espaços no município por grandes empreendimentos, o agricultor diz que poderiam ser concedidos para a agricultura familiar. “Estão matando nossas nascentes, a exemplo do Rio Capivara e do próprio Rio Camaçari que virou um esgoto a céu aberto, espaços que são importantíssimos para o equilíbrio do meio ambiente”.

Para finalizar Diego Ariel deixou uma mensagem de conscientização sobre a preservação da natureza através da agricultura limpa, para quem consome, produz ou apenas revende alimentos. “O sonho é importante que venha junto com a ação e que seja um sonho coletivo, que a iniciativa de preservar comece dentro de cada um para assim construirmos um mundo melhor pra todos, para que nossos netos e filhos possam usufruir no futuro e que os impactos que geramos no mundo ao nascermos seja positivo”.

Pra quem tem o interesse de conhecer mais sobre a agroecologia, pode encontrar informações através do e-mail [email protected], o facebook Fulo Agroecologia ou pelo telefone (71) 99185-7853.