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Aeroporto de Salvador inicia entrega de check-ins com nova configuração

O terminal de passageiros do Aeroporto de Salvador já começa a ganhar cara nova, com a entrega da primeira fase da readequação da área de check-in das companhias aéreas nesta quarta-feira (5). O layout em linha substituirá as ilhas de atendimento, ampliando o espaço disponível para circulação de passageiros.

A obra está dividida em fases, a fim de reduzir impactos nas operações. A primeira contempla a substituição da ilha 1 por 18 balcões lineares, sendo 8 já ocupados pela AZUL e mais 10 a serem entregues no dia 15 de setembro para operação da GOL – mais duas ilhas serão substituídas ainda em 2018, antes da alta estação. A previsão é de que, até maio de 2019, todas as empresas concluam a migração para os 52 balcões dispostos em linha

Além da alteração do layout, será implantado também no primeiro semestre de 2019, 30 totens de autoatendimento unificado e um novo sistema de check-in para uso compartilhado pelas companhias aéreas. As mudanças darão mais agilidade ao processo e possibilitarão a ampliação do atendimento sem a necessidade de acréscimo de equipamentos.

Bagagens

Outra novidade prevista para o próximo ano é a adoção de sistema automatizado de transporte, inspeção e manuseio de bagagens, adequado ao mais alto nível exigido pelas agências reguladoras europeia e americana. A nova tecnologia aumentará a rastreabilidade e a segurança para passageiros e companhias aéreas, por meio da disponibilização de leitores de bagagens de 360º e tomógrafo para inspeção em 3D.

“A reformulação dos check-ins, somada às demais melhorias previstas na primeira fase das obras de modernização e ampliação, tornará o nosso Aeroporto mais funcional e confortável. Assim, buscamos enriquecer a experiência dos passageiros e usuários que passam por aqui.”, destaca o diretor-presidente do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas.

Sobre as obras

As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no contrato de concessão do Aeroporto em que a VINCI Airports assumiu a gestão das operações no terminal. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, uma das cinco principais empresas globais do setor de aeroportos, gerencia o desenvolvimento e as operações de 44 aeroportos localizados na França, em Portugal (incluindo o hub de Lisboa), no Reino Unido, na Suíça, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Com a presença de mais de 250 companhias aéreas, os aeroportos VINCI registraram um tráfego superior a 180 milhões de passageiros em 2017.

Por meio de sua expertise e do profissionalismo de seus 12 mil funcionários, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando seu know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, extensões de instalações e novas construções.

Em 2017, seu faturamento anual para atividades de gerenciamento atingiu 3,2 bilhões de euros, com um valor consolidado de 1,4 bilhões de euros. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br.