Início Brasil A dor do abandono: em Brusque, idosa é deixada na porta do...

A dor do abandono: em Brusque, idosa é deixada na porta do asilo; assista

Na quinta-feira, os mesmos familiares que abandonaram a senhora a levaram de volta para Tijucas, na Grande Florianópolis, onde moram

Foto: NSC TV / Reprodução

Uma idosa foi deixada na porta de um asilo particular em Brusque, no Vale do Itajaí, na noite gelada de quarta-feira (11) na cidade – os termômetros marcavam 10º C. A entidade acionou a Polícia Militar (PM) para denunciar o abandono, crime previsto no Estatuto do Idoso. Os PMs levaram a vítima até o quartel da cidade, onde ela passou a madrugada.

Na quinta-feira, os mesmos familiares que a abandonaram levaram a idosa de volta para Tijucas, na Grande Florianópolis, onde moram. A Polícia Civil investiga o caso. As informações são da NSC TV.

Uma câmera de segurança do asilo mostra um carro chegando às 23h46. A idosa desce com uma sacola nas mãos. Outra pessoa, que também estava no veículo, abre o porta-malas e lhe entrega mais bagagens. A idosa segue em direção ao portão do asilo e o carro vai embora. Ela toca o interfone e fica esperando que alguém apareça. Num outro vídeo, a idosa está enrolada num cobertor chorando.

A presidência do asilo disse que não abrigou a idosa, pois tratava-se de um caso de polícia. A secretario de Assistência Social de Brusque levou a idosa ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e localizou a família. Conforme o Creas, a vítima mora com o sobrinho e a mulher dele. O casal justificou o abandono por falta de condições financeiras e desentendimento familiar.

Em entrevista ao G1, a família que abandonou a idosa disse que se arrepende do ato. Uma mulher, que seria esposa de um sobrinho da idosa, disse que eles acharam que “eles iam acolher ela”.

Doação para o Abrigo de idosos, São Francisco de Assis, localizado no bairro da Lama Preta, em Camaçari, Leia mais: