Início Bahia A continuidade das atividades da UFBA – Nota da Administração Central

A continuidade das atividades da UFBA – Nota da Administração Central

A UFBA tem uma história de formação acadêmica de qualidade, de produção de conhecimento relevante, de compromisso social e de responsabilidade com o desenvolvimento social e a sustentabilidade. Temos aumentado nosso número de cursos, de vagas, com uma presença hoje marcante de cursos noturnos, com a implantação de ações afirmativas para estudantes de escolas públicas, negros e índios, além de uma pós-graduação crescente, que se destaca por sua excelência. As energias e competências dos docentes, discentes e técnico-administrativos desta Universidade nos permitem afirmar que a UFBA continuará sua história, não podendo ser subtraída de seu papel acadêmico central em nossa sociedade. Temos plena confiança, assim, de que a UFBA, inserida no conjunto das universidades federais, ultrapassará esse momento de dificuldades e continuará a crescer e a democratizar o acesso a seus cursos, garantindo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a assistência estudantil.

 Temos feito um esforço significativo para aprimorar o uso de nossos recursos (obrigação de toda e qualquer gestão no serviço público), com o que procuramos evitar o crescimento do déficit da UFBA. Além disso, continuamos a aperfeiçoar nossa gestão e sistemas de controle para garantir o uso qualificado dos recursos investidos na Instituição, através de mais eficiência energética, economia de recursos naturais e cuidado na gestão dos contratos da Universidade. Ao mesmo tempo, diante do atual quadro de restrições orçamentárias, temos envidado todos os esforços junto ao Governo Federal, de modo que a correta compreensão do quadro orçamentário da UFBA possa resultar em suficiente aporte de recursos suplementares. Afinal, é nosso dever reiterar a importância estratégica que têm o crescimento da ciência e tecnologia no Brasil e, especialmente, a continuidade dos investimentos nas universidades, que, nos últimos anos, têm experimentado uma elevação de qualidade e de participação no cenário nacional.

Siga nosso Instagram: @seligacamacari | Confira as vagas de emprego: VagasEmCamaçari | VagasBahia

Temos expectativas, portanto, de superação das atuais dificuldades atravessadas por nossa Universidade, e lutamos por isso. Nesse sentido, a participação de todos será essencial para o desenvolvimento de nossa Universidade e a permanente interlocução com a sociedade e o governo, visando a encontrarmos juntos os melhores caminhos para nossas atividades acadêmicas. A UFBA continuará viva e atuante. Nesse contexto, lembramos e reiteramos que o semestre letivo 2015.1 foi considerado atípico e não será cancelado, de modo que os alunos matriculados no semestre letivo de 2015.1 terão as cargas horárias das disciplinas garantidas conforme estabelecido na resolução do CONSEPE nº 01/2015; e o semestre 2015.2 ocorrerá normalmente, em período a ser definido quando a situação decorrente das greves for normalizada e o calendário acadêmico for reformulado, com a definição inclusive de um novo período de matrícula.

A Administração Central da UFBA