7 dicas para ter cachos lindos e definidos


Por Msn

Prefira os cortes médios ou longos
Os cabelos cacheados pedem cuidados redobrados na hora do corte para não ficarem ainda mais volumosos. Por isso, na hora de cortar lembre-se de que quanto mais curto for o estilo escolhido, mais os cachos vão armar. Claro que um volumão bacana é sempre bem-vindo, o problema é quando ele passa dos limites e o corte acaba sem forma. Se você optar pela base reta, por exemplo, os fios ganharão leveza e balanço graças às camadas sutis, levemente perfiladas, e às pontas cortadas em ziguezague com o bico da tesoura. Um repicado começando na altura na boca, ou do ombro, e indo para baixo, todo feito com tesoura e arredondado na base também fica bonito.

Acerte na escolha do secador
Apesar de mais caros e gastarem mais energia, os secadores profissionais diminuem pela metade o tempo gasto para secar e modelar os fios. Também é importante prestar atenção ao jato de ar que deve oferecer duas temperaturas. O quente é responsável pela modelagem das mechas. Já o frio, logo na sequência, abaixa o volume e fecha as cutículas dando mais brilho. Para finalizar a escolha, observe se o aparelho vem com difusor. Como indica o próprio nome, o acessório “espalha” o jato de ar, o que o torna perfeito para modelar cachos.

Capriche na hidratação
Os cabelos crespos tendem a ser mais ressecados porque seu formato encaracolado impede que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo chegue integralmente até as pontas. O brilho também não é o seu forte. Ao contrário dos lisos, cuja superfície é plana, os fios crespos têm formato irregular e não refletem a luz com tanta eficiência, parecendo opacos. Para manter os cachos sob controle, invista em produtos formulados com agentes hidratantes que controlam o volume e definem a forma.

Encorpe e modele os fios
Quando o assunto é cacheado, a textura do cabelo é muito importante. Depois da secagem, é hora do finalizador. Uma boa alternativa é o mousse que, por deixar os fios mais definidos, ajuda a finalizar cachos, fixar e fazer com que o babyliss dure. Para garantir um volume natural ao cabelo, aplique na palma da mão uma porção do tamanho de uma laranja (se o seu cabelo for bem longo) ou de uma moeda (se for mais curto) e passe no comprimento dos fios, deixando a raiz longe do produto. Seque seu cabelo com um difusor para que o fio fique com um movimento natural. Vá amassando com as mãos, no sentido das pontas para a raiz.

Ajeitar com os dedos é melhor
Para os fios crespos ou cacheados, as escovas são contraindicadas pois desmancham os cachos e deixam os fios espigados. O melhor mesmo é ajeitar com os dedos. Para facilitar o penteado, misture um pouco de mousse e algumas gotas de silicone, que ajudam a formar os cachos sem ficar com o aspecto de ressecado. Já na hora de desembaraçar — comece sempre de baixo para cima e vá gradualmente até a raiz — ou soltar as ondas feitas pelo babyliss, opte por pentes com dentes largos. Mas, se a ideia abrir os cachos e deixá-los mais armados, no estilo black power, o garfo é a melhor alternativa.

Cachos mais definidos
Para obter um encaracolado mais solto, seque com a ajuda do difusor, sem amassar. Mas se você busca caracóis ultra definidos, depois de secar com o difusor utilize a seguir um modelador de cachos de tamanho médio – separe em mechas de três dedos de largura e enrole uma a uma.

Menos frizz
A luta contra o frizz começa logo após o banho e secar os fios com a toalha não é nada indicado para controlar os fios rebeldes. Isso porque ao friccionar os cabelos contra o tecido, eles ficam extremamente estáticos e, consequentemente, arrepiados. Para minimizar o problema, use água fria no último enxágue, para fechar a cutícula, e deixe-os que sequem naturalmente ou use o difusor.

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido!