Início Saúde Colesterol Alto? Veja essas dicas de alimentação para amenizar

Colesterol Alto? Veja essas dicas de alimentação para amenizar

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

Colesterol Alto: Dicas de alimentação

A hipercolesterolemia ou colesterol alto é quando há um excesso de colesterol na circulação sanguínea. Os altos níveis de colesterol no sangue são um dos muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares, cálculos biliares, impotência e hipertensão.

Existem dois tipo de colesterol: LDL: é o colesterol “mau”, é ele que se deposita nos vasos sanguíneos formando as placas de ateroma. HDL: é o colesterol “bom”, e é o responsável por “limpar” o colesterol ruim que se deposita nos vasos sanguíneos.

O individuo está com “colesterol alto”, quando os níveis de colesterol total estão acima de 200 ml/dl. A hipercolesterolemia não apresenta sintomas, por isso deve ser feito exames sanguíneos com freqüência.

A alimentação é um dos pilares do tratamento da hipercolesterolemia. Então vamos ver algumas dicas de como controlar o colesterol?!

-Aumente o consumo de fibras solúveis (aveia, arroz integral, frutas), pois elas reduzem a absorção do colesterol.

– Reduza o consumo de gorduras saturadas e trans (frituras, bolos,biscoitos, sorvetes, carnes gordas).

– Aumente o consumo de alimentos antioxidantes (frutas e verduras), pois as moléculas de colesterol são altamente vulneráveis aos danos causados pelos radicais livres.

– Reduza o consumo de açúcares e álcool, pois estimulam o fígado a produzir ainda mais colesterol.

– Inclua na alimentação gorduras boas (castanhas, nozes, linhaça, azeite de oliva e peixes), pois aumentam o HDL (colesterol bom) e reduzem o LDL (colesterol ruim).

– Aumente o consumo de alho e cebola, pois ajudam a reduzir o colesterol e triglicerídeos.

– Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.

– Reduza o consumo de café, pois a cafeína torna esse colesterol circulante, podendo contribuir para a oxidação do colesterol.

Classifiquei alguns alimentos como: SINAL VERMELHO, SINAL VERDE e SINAL AMARELO, veja e fique atento nesse ” semafóro do colesterol” rs.

SINAL VERMELHO ( Evitar) : Carne bovina com gordura, embutidos (salsicha, lingüiça ,apresuntado), bacon, vísceras de animais (coração, fígado, rim, estômago ), língua de boi, leite integral, carne-seca, galinha queijos gordos, leite condensado, nata, manteiga, margarina, requeijão, azeitona, amêndoas e castanhas,  crustáceos (camarão e lagosta), sobremesas com ovos, achocolatados, chocolates, azeitonas.

SINAL AMARELO (Moderado):Carnes vermelhas, vinho tinto, café.

SINAL VERDE (Preferir):  verduras, frutas, legumes, pães, arroz, massas, leite desnatado, iogurte com baixo teor de gordura, clara de ovo, condimentos a base de ervas, molhos a base de limão, chás.

banner_Saúde-gessica

Até a próxima … Beijos e Queijos :*

Nutricionista Gessica Santiago