Início Camaçari 1500 DESEMPREGADOS: Fechamento da Fafen ameaça outras fábricas no Polo

1500 DESEMPREGADOS: Fechamento da Fafen ameaça outras fábricas no Polo

Grupo no telegram: t.me/seligacamacari | Site de vagas em Camaçari: ACESSE

O Vereador Marcelino (PT), mobilizou na tarde desta terça-feira, 20 de março, os principais sindicatos da Região Metropolitana de Salvador, deputados estaduais e federal, a Bancada de Oposição de Camaçari e o governo municipal para unir forças e intervir no fechamento da Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen-Ba, que representa cerca de 1500 trabalhadores.

A Fafen é uma empresa primordial no abastecimento de insumos em diversas fábricas que compõe o Polo de Camaçari. O seu fechamento põe em risco o funcionamento de demais fábricas que dependem da matéria-prima fornecida pela a empresa, como explicou Edson Paiva representante da Unigel, que tem como principal cliente a Fafen. “95% da matéria-prima que recebemos vem Fafen, e, estamos preocupados, porque sem os insumos nós também paramos”,explanou.

A Fafen é líder de mercado na fabricação de fertilizantes nitrogenados no país, e é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. “Defender a Fafen-ba significa defender os interesses do povo baiano, dos empregos dos trabalhadores. Camaçari vai ser a primeira a sofrer com os impactos”, explicou Radiovaldo Costa, diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia – Sindipetro.

Esta Audiência Pública servirá de modelo para outros municípios. Ela constitui a necessidade de esquecer as bandeiras partidárias e unir forças para impedir o encerramento dos trabalhos da Fafen. “Isso é um verdadeiro ataque a soberania nacional! É necessário defender a industria nacional. O presidente Temer, mente em dizer que a economia vem reagindo. O anuncio do fechamento da Fafen contrapõe seu discurso. Estarei levando o requerimento para a Câmara Federal para convocar uma Audiência Pública para juntos lutarmos para impedir mais este retrocesso,” disse o deputado federal, Caetano.

Cerca de trezentos (300) trabalhadores do setor participaram da Audiência Pública que contribuíram com as ações que serão tomadas para defender os trabalhadores. Nesta quarta-feira, 21 de março, uma comissão estará no Rio de Janeiro para conversar com o diretor executivo de refino e gás natural da Petrobrás, Jorge Celestino. “Vamos juntos ao Rio apresentar a Celestino a necessidade de se repensar esta decisão que só prejudica a economia do nosso país”,finalizou Marcelino.

Estiveram presentes o deputado federal, Luiz Caetano (PT), o deputado estadual, Joseildo Ramos (PT), deputado estadual Rosemberg (PT), o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), o diretor do Sindipetro-Ba, Radiovaldo Costa, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica – Paraná), Monteiro, Edson Paiva, represente da Unigel. Os presentantes sindicais; Bira do Sindicato dos Empregados na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção de Camaçari (Sinditiccc), Márcia do Sindicato dos Professores do Município de Camaçari (Sispec), Léo do Sindicato dos Borracheiros do Estado da Bahia (Sindborracha), Loteba do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Candeias (Siticcan), Gilmário do Sindicato dos Vigilantes de Camacari (Sindmetropolitano), George do Sindicato dos Petroleiros da Bahia Sindipetro e Itaparica do Sindiquímica. Já os parlamentares que se fizeram presentes foram os parlamentares que compõem a Bancada de Oposição de Camaçari os vereadores; Dentinho (PT), Jackson Josué (PT), Teo Ribeiro (PT), Binho do 2 de Julho (PCdoB), assim como os demais vereadores, Adalto Santos (PSD), Flávio Matos (DEM), Gilvan Souza (PR), Jorge Curvelo (DEM), Oziel (PSDB), Pastor Neilton (PSB) e Vaninho da Rádio (DEM).