Início Curiosidade Seu celular foi roubado? Saiba como localizar

Seu celular foi roubado? Saiba como localizar

Como funciona o Avast Anti-Theft, aplicativo que controla seu smartphone remotamente em caso de perda ou roubo

O Avast Anti-Theft (Avast Anti-Roubo) é um excelente aplicativo para rastrear o seu smartphone em caso de perda, roubo ou furto. Além de localizar o seu aparelho em um mapa, o app permite que você o bloqueie remotamente, acione um alarme, limpe a memória (caso não seja possível recuperar o celular), redirecione chamadas e por aí vai. Como configurar o Avast Anti-Theft e usá-lo? Mostramos todos os passos nas próximas linhas.

Como configurar o Avast Anti-Theft

A primeira coisa que você deve fazer, naturalmente, é instalar o Avast Anti-Theft em seu smartphone. Você pode baixá-lo diretamente do Google Play. Na primeira vez que o aplicativo for executado, uma tela pedirá para que você realize três passos simples.

O primeiro é a ativação do Controle via SMS. Clicando ali, você definirá um PIN (código de quatro dígitos) que será usado para desbloquear o aparelho, entrar no aplicativo e executar comandos remotos, se necessário. Guarde bem esse número. Se você tiver mais de uma conta no Google cadastrada nesse celular, você verá ainda uma tela pedindo para que você escolha uma entre elas.

Ativar o Controle via web é o segundo passo. Você pode até pulá-lo, mas não é recomendável. Nele, você irá criar uma conta informando senha (tem que ser diferente do PIN) e email. Neste endereço, você receberá uma mensagem com um link de ativação da conta. Acesse o seu email e clique no endereço para continuar. Se preferir, você pode vincular o seu perfil do Facebook ou Google+ para fazer login no serviço.

No terceiro passo, o Avast Anti-Theft pedirá que você conceda permissões que permitirão ao aplicativo apagar dados remotamente, alterar a senha de desbloqueio de tela, bloquear a tela, entre outros. Clique em Ativar. Esse passo é importantíssimo.

Pode ser que uma tela apareça pedindo que você autorize o app nas estatísticas de uso do sistema. Aceite. Para isso, clique em Acessar Configurações e ative a opção Avast Anti-Theft.

Agora é só finalizar clicando em Concluir. Na sequência, resta ativar as configurações opcionais. Na tela principal da ferramenta, clique no ícone de menu (canto superior direito) e vá em Configurações ou, se preferir, role a tela principal e clique em Abrir na caixa Configurar recursos avançados.

Configurando funções

Ficam ativados por padrão os recursos de bloqueio do aparelho, alarme e restrição de alterações (o app pedirá o PIN sempre que uma configuração for modificada). Mas você pode ativar as seguintes opções (algumas das quais também podem ser acessadas na tela principal do Avast Anti-Theft):

Armazenamento na nuvem: você pode configurar o Avast Anti-Theft para guardar dados automaticamente em serviços como Google Drive;
Usar SMS para informar o status: é útil para obter respostas de comandos executados via web ou outro aparelho;
Modo invisível: o ícone do Avast Anti-Theft não aparece entre os demais aplicativos. Para abrí-lo, basta você discar o número do seu PIN;
Segurança do PIN: o aparelho será considerado perdido caso haja oito tentativas erradas de digitar o PIN;
Segurança do SIM: o smartphone será considerado perdido se o cartão SIM (chip) for trocado;
Mostrar mensagem na tela de bloqueio: você pode informar um endereço de email ou um número de telefone fixo, por exemplo, para aparecer na tela de bloqueio. Assim, a pessoa que encontrar o aparelho poderá contatá-lo.

Nessa tela também é possível configurar uma conta na Avast para acesso web (se você ainda não o fez), alterar o PIN, adicionar o número de um amigo (que poderá receber mensagens do aparelho perdido ou enviar comandos remotos a ele), ter acesso ao histórico de comandos, entre outros.

Roubaram o meu smartphone. O que fazer?

O pior aconteceu: o seu celular foi roubado ou você o perdeu. É hora de tentar localizá-lo. Para isso, acesse o endereço my.avast.com e fala login. Em Devices, clique no dispositivo que sumiu. Na página seguinte, o site da Avast mostrará alguns dados sobre o aparelho (estatísticas de uso, IP, carga da bateria, entre outros).

Mais abaixo (talvez você tenha que rolar a tela), você poderá enviar comandos. Se você clicar em Locate, por exemplo, o serviço tentará localizar geograficamente o celular (o Google Maps será aberto). Se clicar em Lock, o smartphone receberá um comando de bloqueio. Para desbloqueá-lo, será necessário digitar o PIN. Ali você pode também clicar em Siren para fazer o aparelho soar um alarme.

Na opção Mark as Lost, o Avast Anti-Theft ativará todos os comandos acima. Há ainda a opção Forwarding, que encaminha chamadas e SMS para um número que você definir.

Você pode ainda ligar o microfone remotamente para obter gravações de áudio (opção Record audio), tirar fotos (Take picture) e, caso perceba que não poderá recuperar o dispositivo, apagar todos os dados armazenados nele (Wipe).

Comandos SMS

Se não puder acessar a versão web da sua conta, você pode enviar alguns comandos básicos via SMS a partir de outros celulares. Você precisa colocar o número do aparelho perdido ou roubado como destino da mensagem e, dentro dela, inserir o seu PIN seguido de um comando.

Alguns comandos:

wipe: apaga os dados do aparelho;
lost: define o aparelho como perdido;
lock: bloqueia o celular;
siren: liga o alarme.

Se, por exemplo, você quiser bloquear o aparelho e o seu PIN for 1234, o conteúdo do SMS deve ser o seguinte: 1234 lock.

Também há a opção de usar outro dispositivo móvel que tenha o Avast Anti-Theft instalado para tentar localizar o aparelho perdido. Para isso, no primeiro, abra o app, vá em Configurar recursos avançados (na tela principal) e clique em Abrir. Agora, abra a opção Controle remoto via SMS. Na tela seguinte, escolha o comando desejado e informe o número do celular a ser recuperado.

A maior parte das funcionalidades do Avast Anti-Theft é gratuita, mas alguns recursos exigem que você use uma versão paga da ferramenta, como a função que permite recuperação remota de dados e a geoproteção, que ativa o aplicativo quando o celular sair de um perímetro determinado por você. *Por tecnoblog