Início Curiosidade Rã de 3 metros e pesando 100 quilos foi encontrada no rio...

Rã de 3 metros e pesando 100 quilos foi encontrada no rio Paraguai! Será verdade?

Será verdade que um grupo de pescadores capturou no rio Paraguai um rã medindo mais de 3 metros e pesando mais de 100 quilos?

As fotos de uma enorme rã surgiram nas redes sociais na segunda semana de abril de 2018 e rapidamente se espalharam através de grupos do WhatsApp. Nas imagens podemos ver um enorme sapo pendurado por um fio e, de acordo com o texto que acompanha as fotografias, a rã mede mais de 3 metros de comprimento e pesa mais de 100 quilos!

O bicho teria sido “pescado” no rio Paraguai, em Porto Murtinho – no Mato Grosso do Sul – e seria levado a Assunção a fim de ser examinado por pesquisadores.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Rã pesando mais de 100 quilos teria sido capturada por pescadores no rio Paraguai! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?
O maior anuro do mundo (sapos, rãs e pererecas) é a rã-golias (Conraua goliath), que chega aos incríveis 35 centímetros e a pesar 3,5 quilos. Muito abaixo dos alegados 100 quilos que se espalhou por aí.

Um detalhe que chama atenção nessa história de pescador é que o bicho teria sido capturado em locais diferentes em cada uma das várias versões disseminadas. A rã gigante (que, mesmo pesando mais de 100 quilos está pendurada em apenas um fio fino) teria sido capturada no Mato Grosso do Sul, mas as autoridades do Paraguai é quem estariam cuidando do assunto.

Não encontramos nenhuma publicação na imprensa paraguaia a respeito desse achado e, tampouco, em nenhum jornal local.

A verdade mesmo é que essa é uma rã-touro capturada em Havana – capital de Cuba – no final de março de 2018. Na publicação original não se fala em 100 quilos e nem na “metragem” do bicho!

Perspectiva forçada
Como não há nenhum objeto próximo do bicho fotografado, cria-se a impressão de que a rã é maior do que ela realmente é. Esse efeito de perspectiva forçada explica uma série de histórias que circulam pela web de animais gigantes.

Conclusão
As fotos da rã gigante são reais, mas ela não mede 3 metros e, com certeza, não pesa 100 quilos!